Semana Santa já começou

Até ao próximo dia 08 de abril

844

A Vila de Óbidos recebeu milhares de pessoas durante o primeiro fim de semana das celebrações da Semana Santa, evento que decorre até ao próximo dia 08 de abril, domingo de Páscoa.

No passado sábado, dia 31 de março, foi inaugurada a Exposição “A Simbologia da Cor Litúrgica”, no Museu Paroquial de S. João. No mesmo dia, realizou-se a Procissão da Mudança das Imagens, cerimónia religiosa que consiste na retirada das imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores da sua igreja de origem, para outro local.

Pela noite, sob luz de archotes, a imagem de Nossa Senhora saiu da Igreja de Santa Maria, em cortejo, até à Igreja de Santiago, enquanto a imagem de Nosso Senhor dos Passos, que ficou guardada numa “maquineta” coberta de panos escuros, deslocou-se da Igreja da Misericórdia até à Igreja de Santa Maria. Estes dois percursos foram feitos de modo a que as imagens nunca se cruzassem e o final foi na Igreja de Santiago.

No entanto, um dos momentos altos do programa religioso, em Óbidos, foi ontem, dia 01 de abril, Domingo de Ramos. Realizou-se a Bênção e a Procissão dos Ramos, na Igreja de São João Batista, que percorreu as ruas da Vila, tendo terminado com a Missa de Ramos, na Igreja de Santa Maria.

Depois da missa, num ambiente de oliveira, alecrim, rosmaninho e verdura pelo chão, milhares de fiéis participaram na Procissão dos Passos, que percorre algumas ruas da vila, fora e dentro das muralhas de Óbidos, parando junto de pequenos evocativos aos Passos da Paixão, culminando na Igreja da Misericórdia, onde se encontra armado um Calvário, representando a Montanha de Palestina, nas proximidades de Jerusalém, onde Jesus sofreu a Crucificação.

Nesta festa religiosa, pela primeira vez, as imagens de Maria e de seu Filho encontram-se em frente à Igreja de Santiago, tornando o momento forte em emoção.

Para hoje, segunda-feira, dia 02 de abril, às 21h00, no Auditório Municipal da Casa da Música, realiza-se uma conferência intitulada “A Fé Cristã e seu sentido num mundo em transformação”, que tem como orador o Professor Doutor Borges de Pinho, da Universidade Católica Portuguesa.

Na terça-feira, dia 03, às 21h00, a Igreja de Santa Maria acolhe um concerto intitulado “Quarteto de Páscoa Barroca, Clássica e Romântica”, com Filipa Lopes (soprano), Larissa Savchenko (mezzo), João Queirós (tenor), João Miranda (baixo) e Pedro Vieira de Almeida (piano).

No dia seguinte, quarta-feira, às 14 horas realiza-se uma visita ao Ateliê Municipal de Restauro, na Igreja de São João; às 17 horas inaugura a exposição “Tentação” de Cátia Ezequiel, na Galeria do Pelourinho; e às 21 horas haverá o recital “Sonatas do Rosário”, na Igreja de Santa Maria, com Marcos Lázaro (violino) e Nuno Abreu (violoncelo).

Quinta-feira, realiza-se a visita guiada “Um Olhar sobre a Arte sacra de Óbidos”, pelas 15 horas, com início no Posto de Turismo. Das 15 às 17 horas haverá música na Igreja de Santa Maria: “Prelúdios corais para órgão da Paixão do Senhor”, com Daniel Oliveira (órgão). A Missa Vespertina da Ceia do Senhor, que retrata a Instituição da Sagrada Eucaristia e do Sacerdócio Apostólico, é celebrada, pelas 21h00, na Igreja de São Pedro.

Assumindo um papel importante, as cerimónias da Sexta-feira Santa, dia 6 de abril, contam com a missa de Celebração da Paixão do Senhor, com início às 15h00, na Igreja de São Pedro, onde se evoca o sacrifício e a morte de Jesus, consagrando a salvação da humanidade.

Mais tarde, por volta das 17h30, realiza-se uma Via-sacra, pelas ruas de Óbidos, que relembra a caminhada de Jesus até ao Calvário, com momentos de reflexão.

Para fechar o dia, pelas 21h30, sairá da Igreja da Misericórdia a tradicional Procissão do Enterro do Senhor que, sendo realizada à noite, sem outra iluminação que não sejam os archotes, transportados por jovens colocados em pontos-chave da passagem do cortejo, constitui outro momento de grande exaltação.

Para o dia 7 de abril, sábado Santo, pelas 22h00, realiza-se uma Vigília Pascal, na Igreja de São Pedro. É a noite Pascal, a Vigília da Vida. Nesta noite, a Igreja vigia, tornando a percorrer, refletindo, as etapas significativas da intervenção salvadora de Deus no Universo.

As cerimónias pascais em Óbidos terminam no Domingo de Páscoa, dia 8 de abril, por volta das 17h00, na Igreja de São Pedro, onde será celebrada a Missa da Ressurreição, onde a igreja nasce e vive do anúncio de “Cristo Vivo”.

Programação religiosa e cultural (pdf)

Contactos:

Posto de Turismo de Óbidos
Tel. 262 959 231
E-mail: posto.turismo@cm-obidos.pt

Paróquia de Óbidos
Tel. 262 959 633
Email: paroquias.obidos@gmail.com
www.obidos.pt | www.cm-obidos.pt

Veja os vídeos da Semana Santa 2011 em www.obidos.tv

Press Release (pdf)