Grupo de Jovens Voluntários de Gaeiras já é Associação

Jovens Voluntários de Gaeiras

380

O grupo de Jovens Voluntários de Gaeiras (JVG) foi constituído como Associação, pelo Registo Nacional de Pessoas Coletivas – Lisboa, no passado dia 4 de Abril de 2012. O JVG passa agora a ter figura jurídica e institucional.

A associação, sem fins lucrativos, tem sede no edifício da Junta de Freguesia de Gaeiras e constitui-se por tempo indeterminado.

Pretende desenvolver a cooperação e a solidariedade, na base da realização de iniciativas relativas à problemática da juventude e da desertificação local. Deseja, ainda, promover o estudo, investigação e difusão de notícias relativas aos jovens, cooperando com todas as entidades públicas e privadas, visando a integração social e desenvolvimento de medidas adequadas à sua condição.

O grupo conta atualmente com cerca de 32 jovens. Segundo Ricardo Duque, Presidente da associação, “não temos quaisquer preferências políticas, religiosas ou filosóficas”.

O dirigente adiantou, ainda, que “Beatriz Silva, Cristiano Ferreira, Gonçalo Cardoso e António Timóteo foram sócios fundadores e só não fazem parte integrante da direção, porque ainda não têm18 anos”, acrescentando, “assim que completarem essa idade, integrarão a direção da associação”. “Agradecemos todo o apoio que nos tem sido prestado por todas as coletividades/entidades, nomeadamente  à Junta de Freguesia de Gaeiras e ao Município de Óbidos”, finalizou Ricardo Duque.

A lista da Associação para os anos de 2012/13/14 ficou constituída desta forma:

Direção:

  • Presidente: Ricardo Miguel Pereira Duque
  • Vice-presidente: Márcia Alexandra Miranda de Nóbrega
  • Tesoureiro: Ricardo José Querido Faria
  • 1º Secretário: Bernardo Joaquim Correia Santos
  • 2º Secretário: Bernardo de Gui Fadinga da Silva

Mesa de Assembleia:

  • Presidente: Bruno Filipe Pedroso Duarte
  • 1º Secretário: Cláudio Luís Roque Rodrigues
  • 2º Secretário: Daniel Alexandre Agostinho Fragoeiro

Conselho Fiscal:

  • Presidente: Carina Isabel Alberto Paulo
  • Relator: Zita Marlene de Jesus Santos
  • Vogal: Felipe André Ribeiro Correia

Recorde-se que este grupo surgiu no dia 27 de Agosto de 2010, com o objetivo de apoiar os jovens e toda a população em geral, realizando atividades, envolvendo toda a comunidade.

Ao longo destes quase dois anos, desenvolveram um conjunto de ações, no âmbito social/cultural/desportivo e ambiental. Nomeadamente: I Almoço Convívio +65, Carnaval Gaeiras 2011, participação no projecto Do Something (promove e apoia o voluntariado e o espírito cívico de cada individuo), participação nas Tasquinhas Gaeiras 2011, execução de um teatro, realização de um torneio de Futsal Interzonas, dinamização do projeto “Cordão ComVida” para comemorar o “I Aniversário do Grupo”, onde angariaram cerca de 13 mil peças de roupa, que foram distribuídos por 4 instituições nacionais, e pelas famílias carenciadas do concelho de Óbidos.

O JVG participou, também, na semana do voluntariado organizado pelos complexos escolares das Escolas de Óbidos. Participaram ainda na ação “Limpar Portugal” e recentemente no II Fórum Municipal da Juventude (Óbidos).

Atualmente estão a desenvolver algumas atividades para este ano, nomeadamente a participação nas Tasquinhas das Gaeiras, a realização dos Santos Populares (onde formaram a I Marcha JVG) e vão organizar a festa anual de Nossa Senhora da Ajuda, Gaeiras.

Contacto:

jvgaeiras@hotmail.com

Press Release (Pdf)