Melhor Idade celebra o dia do bom Verão

Melhor Idade

283

No dia 16 de Abril, nos Musaranhos (junto à Lagoa de Óbidos), os Centros de Convívio da Rede Municipal Melhor Idade do Vau, Pinhal, Sobral da Lagoa e Usseira vão celebrar o dia do Bom Verão e recriar uma tradição antiga.

Será realizado um almoço convívio, junto à Lagoa de Óbidos, para os cerca de 60 utentes, e, durante a tarde, vão realizar-se alguns jogos.

O dia de Bom Verão, antigamente, realizava-se na segunda-feira de Pascoela, mas mudou para o Domingo para coincidir com o dia de descanso semanal. Esta tradicional romaria costumava reunir muitas famílias que se deslocavam a locais perto da água com os seus farnéis e merendas, havendo sempre muita animação, com música e jogos populares.

Acredita-se que o dia do Bom Verão representa ainda os resquícios de um culto aquático de origem pagã, embora também possa estar relacionado com o Equinócio da Primavera, que resulta num período de renovação da Natureza.

Os utentes recordam que antigamente, neste dia, iam para a Lagoa de Óbidos, com os seus farnéis, comiam fritos e faziam jogos. Um desses jogos vai ser recordado na segunda-feira: escondiam ovos debaixo da terra, deixam uma marca no local onde enterraram o ovo e, com vendas nos olhos e paus, tentam descobri-los.

Press Release (pdf)