Campeonato do Mundo Escolar em Badmínton

Badmínton

1281

Começa já amanhã, terça-feira, dia 1 de Maio, o Campeonato do Mundo Escolar em Badmínton que se realiza, este ano, em Portugal, e decorrerá em Óbidos e nas Caldas da Rainha, até ao dia 7 de Maio.

Este ano, Portugal é anfitrião das formações escolares da modalidade, que junta cerca de 17 países, nomeadamente China, China Taipé, Croácia, Espanha, Bélgica-Flandres, Bélgica-Francófona, Escócia, Luxemburgo, Portugal, Dinamarca, França, Eslováquia, Turquia, Bulgária, Guatemala, Rússia e Estónia.

No total vão ser utilizados três pavilhões na região. O Pavilhão do Centro de Alto Rendimento – CAR e o Pavilhão da Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, e o pavilhão do Complexo Escolar do Alvito, em Gaeiras, Óbidos. No entanto, as finais vão decorrer no CAR.

O Campeonato terá quatro competições distintas: seleções masculinas e femininas e equipas/escola masculinas e femininas. Cada seleção ou equipa/escola é constituída por quatro jogadores.

A ISF International School Sport Federation em reconhecimento do importante trabalho do Desporto Escolar em Portugal na promoção da prática desportiva a nível nacional entregou ao Ministério da Educação e Ciência – Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, a organização portuguesa deste Campeonato Mundial de reconhecido interesse público pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

O Badmínton alcançou o estatuto de modalidade olímpica, desde os Jogos de 1992 disputados em Barcelona, sendo universalmente praticado por milhões de pessoas e tendo alcançado, nos últimos anos, a 3ª posição de entre as modalidades mais praticadas pelos alunos do Desporto Escolar.

Programa

· Dia 1 de Maio (terça-feira)
– Chegada das comitivas.
– Treinos.
– Reuniões técnicas das delegações.

· Dia 2 de Maio (quarta-feira)
– 9h00 às 19h00 – Competições no CAR, Pav. Rainha D. Leonor e Pav. do Complexo Escolar do Alvito.
– 21h00 às 22h30 – Cerimónia Oficial de Abertura dos Jogos no Auditório da Cerca do Castelo de Óbidos (ou no Pavilhão do Complexo dos Arcos, dependo das condições atmosféricas).
– Grupo Folclórico da Capeleira;
– Grupo de Danças Medievais Josefa D´Óbidos;
– Grupo de Atividades Rítmicas Expressivas do Desporto Escolar da Escola Secundária Rocha Peixoto – Póvoa de Varzim.

· Dia 3 de Maio (quinta-feira)
– 9H00 às 19H00 – Competições no CAR, Pav. Rainha D. Leonor e Pav. do Complexo Escolar do Alvito.

· Dia 4 de Maio (sexta-feira)
– 9H00 às 19H00 – Competições no CAR.
– 21H00 às 22h30 – Noite das Nações (*) na Praça do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

(*) A Noite das Nações que se realiza ao ar livre na praça do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no dia 4 de Maio, entre as 21H00 e as 22H30, tem como objetivo promover o intercâmbio e a aproximação entre os jovens oriundos de países tão diferentes e longínquos, permite a cada uma das delegações usufruir de um espaço para expor os produtos caraterísticos das suas terras e ainda um palco onde irão apresentar um momento cultural e representativo dos países de origem.

· Dia 5 de Maio (sábado)
– 9H00 às 17h00 – Passeio Cultural em Óbidos e Caldas da Rainha.
Um almoço convívio na Cerca do Castelo (se as condições atmosféricas o permitirem)

· Dia 6 de Maio (domingo)
– 9H00 às 12H00 – Competições Finais no CAR.
– 15H00 às 17H00 – Competição Amigável – Duplas Mistas no CAR.
-21H00 às 23H30 – Cerimónia de Encerramento (*) com Entrega de Prémios e Passagem de Testemunho à China Taipé que vai organizar o Mundial de Badmínton Escolar em 2014.

(*) No Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha decorre a Cerimónia de Entrega de Prémios a que se seguirá a Cerimónia de Encerramento que inclui a Passagem de Testemunho ao país organizador do próximo Mundial Escolar de Badmínton em 2014, concluindo-se o evento com a Festa de Despedida que envolve uma exibição de um grupo de dança da Escola Secundária da Lourinhã e a música de um DJ que irão pôr ao rubro a juventude com animação e alegria.

Press Release (pdf)