Óbidos associa-se ao Dia Internacional dos Museus

Dia Internacional dos Museus

740

O Município de Óbidos associa-se ao Dia Internacional dos Museus, que se celebra na próxima sexta-feira, dia 18 de maio. Neste dia, todas as entradas são gratuitas nos museus de Óbidos. Estão agendadas várias iniciativas para outros dias. Hoje, quarta-feira, dia 16, decorreu uma visita guiada ao Museu Paroquial e Museu Abílio, por parte dos utentes do Centro Melhor Idade da localidade de A-da-Gorda. Esta iniciativa pretende a divulgação do Património aos seniores e utentes dos Centros Melhor Idade e aos jovens e crianças do concelho de Óbidos, nomeadamente dar a conhecer os espaços culturais de Óbidos.

Neste âmbito, a Rede de Museus e Galerias de Óbidos vai desenvolver um programa de Visitas Guiadas aos Museus e Galerias, que se vai prolongar ao longo deste mês, para que todos os Centros Melhor Idade, que visitem os espaços, interajam e conversem sobre os novos espaços museológicos. Momentos onde serão proporcionados apontamentos musicais e a atuação de alguns dos coros dos Centros Melhor Idade, numa lógica de partilha de saberes.

Na próxima sexta-feira, dia 18, Dia Internacional dos Museus, a partir das 14h30, no Museu Paroquial de Óbidos, os séniores e utentes dos Centros Melhor Idade do Vau e Pinhal, irão assistir a um Concerto de Violino com o Coro do Centro de Apoio Social e Cultural da Usseira, com a participação do mestre Luizinho C. Leal, professor de Educação Musical, e de Sofia Catarina Militão de Carvalho, arquiteta e instrumentista de teclado.

Finalmente, no dia 22, a partir das 14h30, será a vez do Centro da Amoreira fazer uma visita ao Museu Paroquial de Óbidos.

“O Dia Internacional dos Museus, efeméride de grande tradição para o mundo dos museus desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus.

Sendo os Museus locais de memória por excelência, contando histórias com os incontáveis objetos das suas coleções que são uma referência para a memória das comunidades, o desafio colocado pelo ICOM é que todos encarem esses objetos como expressões valiosas do nosso património natural e cultural que, em muitos casos, são de natureza frágil e se encontram sob ameaça de degradação e mesmo desaparecimento, necessitando por isso de cuidados especiais e de uma atenta e contínua preservação. Revela-se, assim, de grande oportunidade o mote das comemorações do Dia Internacional dos Museus, devendo todas as atividades organizadas pelos museus contribuir para informar e mobilizar as comunidades e a sociedade em geral para a necessidade de encarar o Património como algo de seu, a proteger e a valorizar, para poder vir a ser fruído pelas gerações futuras.” (www.ipmuseus.pt)

Informações: museu.municipal@cm-obidos.pt

Press Release (pdf)