13 ARTISTAS + 13 OBRAS [e todas as demais]

Galeria novaOgiva

589

Inaugura no próximo domingo, dia 20 de maio, a exposição “13 artistas+13 obras”, na galeria novaOgiva, em Óbidos. Uma mostra que junta um conjunto de trabalhos de artistas nacionais, brasileiros, belgas, austríacos e argentinos. Fátima Lambert e Lourenço Egreja são os curadores desta exposição, que procura dar uma nova leitura às obras de arte, que foram, na sua maioria, concebidas para o Carpe Diem Arte e Pesquisa, situado no antigo Palácio Pombal, em Lisboa.

Segundo os curadores, “as obras viajantes, desde o Palácio de Pombal (séc. XVIII), e sob égide histórica e mítica do seu Marquês, chegam a Óbidos com propósito de estadia na vila de Josefa, pintora nata em Sevilha e cuja atividade aqui se desenvolveu, ganhando-lhe o apelido. Será o início de uma Coleção de Arte contemporânea para Josefa de Óbidos que, ano a ano, encontrará sua diversidade, com as exposições sazonais numa periodicidade que se pretende duradoira.”

“Os 13 artistas desenvolveram, em contexto de residência artística, fora ou dentro de seu país, as respetivas obras, aqui entendidas como impulsionadoras deste projeto curatorial.” “Estas obras começaram a existir, sendo decididas para um lugar e implantação específicos, cabendo agora o desafio de serem deslocadas de Lisboa até à vila de Óbidos… permitindo outras assunções e devaneios”, declaram. Os responsáveis afirmam ainda que “as peças visitam outros públicos, numa errância com destino, assumindo uma receção dinâmica, improvisando novas interpretações e disponibilidades culturais. Num espaço patrimonial e envolvimento paisagístico singulares, a alocação das referidas obras em Óbidos, servirá de motor à descoberta de suas extensões em localizações de interior e exterior, para os visitantes e para a comunidade local. Outras produções destes artistas completam uma leitura em processo, aberta, correspondendo à intervenção sociocultural e artística expandida.”

Para além da galeria, a mostra estende-se à vila, com a colocação de quatro peças em espaço público. Junto à Porta da Vila é possível apreciar uma peça de Manuel Caeiro e no chafariz no Largo de Santa Maria encontra-se uma obra de Laura Vinci. Rodrigo Oliveira tem patente uma peça de arte na Porta de Nossa Senhora da Graça e Nuno Sousa Vieira uma outra no largo junto ao restaurante Pretensioso.

A exposição vai estar patente em Óbidos até 7 de Outubro.

13 ARTISTAS + 13 OBRAS [e todas as demais]

Laura Vinci – Brasil

Manuel Caeiro – Portugal

Marcelo Moscheta – Brasil

Max Frey – Áustria

Nuno Cera – Portugal

Samuel Rama – Portugal

Tatiana Blass – Brasil

Marcio Vilela – Brasil

Jeanine Cohen – Bélgica

Joana Bastos – Portugal

Rodrigo Oliveira | Portugal

Alejandro Somaschini  – Argentina

Nuno Sousa Vieira – Portugal

Convite (Jpg)

Cartaz (Pdf)

Vídeo