Num momento de crise europeia, em que os cenários de aprofundamento ou desagregação se intensificam, o IPRI-UNL e a Câmara Municipal de Óbidos organizam, em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal e o Gabinete do Parlamento Europeu, um Curso de Verão subordinado ao tema «Portugal e a Crise Europeia», que terá lugar entre os dias 31 de Maio e 2 de Junho, em Óbidos.
O Curso de Verão está estruturado em seminários académicos que incidirão sobre as diferentes dimensões de abordagem à Crise Europeia e as suas consequências, designadamente os desafios institucionais da União Europeia, as consequências políticas, económicas e financeiras da crise, o impacto nas opiniões públicas e nos partidos políticos, numa abordagem integrada que explora uma perspetiva comparada sobre os países da Europa do Sul. Para cada um destes temas o IPRI-UNL convidou destacados investigadores do panorama nacional e internacional: Sebastian Royo, Fernando Teixeira dos Santos, Miguel Poiares Maduro, Carlos Gaspar, António Goucha Soares, Madalena Meyer Resende, Marco Lisi e António Costa Pinto.
Na sessão de 2 de Junho decorrerá um debate que contará com a presença de quatro deputados portugueses ao Parlamento Europeu – Diogo Feio, Paulo Rangel, Rui Tavares e Vital Moreira – onde se analisarão as diversas visões sobre a temática global do Curso: Portugal e a Crise Europeia.
No dia 1 de Junho, pelas 21h na sala EPIC, decorrerá uma mesa redonda, aberta à participação do público em geral (entrada livre), que debaterá a Crise da Ordem Liberal e que contará com a presença de José Pacheco Pereira, Gonçalo de Almeida Ribeiro, Francisco Corboz e Ana Fouto e será moderada por Guilherme Marques Pedro.
A conferência de encerramento será proferida por Sua Excelência o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, no dia 2 de Junho pelas 12h00.
Mais informações estão disponíveis em www.ipri.pt.