Entre os dias 26 de Maio e 2 de Junho, decorrerá em Óbidos, uma maratona de graffiti de apoio à Seleção Nacional.
A ideia, que conta com o patrocínio da Federação Portuguesa de Futebol e do Município de Óbidos, partiu de um ex-recluso – Luís David Furtado – que pretende desta forma dar o seu contributo para fomentar o orgulho nacional e a união em torno da equipa de futebol e dar a conhecer o projecto “Oh!Arte”, um negócio social, que nasceu no âmbito da Academia Ubuntu, iniciativa promovida pelo Instituto Padre António Vieira com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Everis, Universidade Católica e IADE.
A iniciativa será inaugurada na presença de uma comitiva da seleção nacional, numa sessão pública de apresentação que terá lugar às 19h do dia 31 de Maio, no antigo quartel de bombeiros, em Óbidos.
“ApoiArte Seleção”
“ApoiArte Seleção” é o nome da iniciativa artística que decorre na Vila de Óbidos, durante o estágio de preparação da Seleção Nacional de Futebol para o campeonato da Europa de 2012, e que pretende reabilitar o edifício devoluto do antigo quartel dos bombeiros voluntários de Óbidos, criando um circuito de graffiti com a representação dos 23 jogadores e do selecionador, promovendo o sentimento de orgulho nacional relativo à equipa de futebol que representará Portugal no próximo Campeonato do Europa.
O projeto Oh!Arte
O Projeto “Oh!Arte – sustentabilidade urbana” é um negócio social, desenvolvido por ex-reclusos, que visa promover a sustentabilidade social e urbana através da reabilitação de edifícios e equipamentos vandalizados e da intervenção artística em espaços urbanos. Esta equipa dedica-se à remoção de graffitis em fachadas de edifícios, equipamentos urbanos e transportes públicos bem como à criação artística de graffitis em iniciativas de valorização de espaços públicos e privados.
O projeto é um dos 16 projetos que surgem no âmbito da “Academia Ubuntu”, uma iniciativa do Instituto Padre António Vieira com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da consultora Everis, da Universidade Católica e do IADE, que tem como finalidade a capacitação e formação em liderança de jovens descendentes de comunidades de imigrantes em Portugal levando-os a concretizar os seus próprios projetos de inovação e empreendedorismo social.
Este negócio social conta, no seu arranque, com um capital semente da Fundação Calouste Gulbenkian e com o apoio da consultora everis, que irá acompanhar o seu desenvolvimento e medir o respetivo impacto social.