Fusão de empresas municipais cria Óbidos Criativa

11 de junho

1100

Foi feito pela Conservatória do Registo Comercial, no passado dia 11 de junho, o registo definitivo da Óbidos Criativa, Entidade Empresarial Municipal, que resulta da fusão das empresas municipais Óbidos Patrimonium e Óbidos Requalifica.

Telmo Faria, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, afirma que a junção destas duas empresas municipais numa única segue a “natureza reformista” que a autarquia tem seguido nos últimos tempos. “Temos de estar atentos à natureza das coisas e, de vez em quando, fazer balanços”, afirma o autarca, explicando que, “à luz da experiência que temos tido, faz todo o sentido fazer a fusão, por incorporação, das duas empresas municipais”.

Mas mais do que uma fusão, esta incorporação pretende ir mais longe e, por isso, também foram reformuladas as suas áreas de intervenção. “Definimos três grandes áreas onde entendemos, de facto, o Município de Óbidos necessita ter um veículo, como uma empresa desta natureza”, esclarece Telmo Faria, nomeadamente a relação com os empresários, num estímulo à economia criativa; a capacidade de organizar eventos, na lógica da economia das experiências; e o desenvolvimento concetual na vertente da inovação educacional.

“Tentamos ter um local que abranja educação, economias criativas, capacidade de fazer, apoio aos que os outros fazem, estar tudo sob a mesma administração e termos uma lógica de controlo financeiro, uma das novidades que aqui aparece de todas estas áreas”, concretiza o autarca. Telmo Faria afirma ainda que “as áreas são restringidas, são condensadas numa relação que tenha que ver com a Criatividade”, sublinhado que se trata de “um novo conceito, uma nova abordagem, uma nova organização, uma refundação a pensar no futuro”.

A criação desta nova Entidade Empresarial Municipal traz outra novidade que é a aproximação à sociedade civil, através da criação de um Conselho Estratégico. Um órgão que, “para além das pessoas que estão nos órgãos autárquicos locais”, reúna “pessoas de fora” para que “possam, no fundo, ajudar a cumprir a estratégica”, explica o Presidente da Câmara Municipal de Óbidos. “O nosso modelo tem de apostar nas questões da inovação e da criatividade, tem de ser um modelo muito exigente”. No fundo, “uma filosofia de abertura permanente, para que o nosso processo seja criticado, seja contestado, mas de forma positiva,” por todos.

Esta reorganização retira à empresa Óbidos Requalifica (ligada ao Parque Tecnológico) algumas competências ao nível da requalificação urbana e planeamento e à Óbidos Patrimonium (dedicada à organização de eventos) a gestão de espaços municipais.

A fusão das empresas irá reduzir de dois para um os conselhos de administração. Telmo Faria é o presidente, tendo como vogais os vereadores Humberto Marques e Rita Zina. José Parreira será o coordenador geral desta nova organização, tendo Miguel Silvestre a Área das Economia Criativas, Ana Sofia Godinho a Educação Criativa e Alexandre Ferreira a área financeira.

Telmo Faria – Fusão Empresas Municipais (mp3)

Press Release (Pdf)