A livraria Histórias com Bicho recebe, no próximo dia 30 de junho, pelas 21 horas a peça de teatro “Às avessas”, da companhia Andante Associação Artística.
A Andante é uma companhia de teatro que tem como objetivo principal a promoção da leitura, a sedução de leitores. Transformar livros de poesia, romances, contos, em espectáculos de teatro é a sua missão.
Desde Setembro de 1999 que o trabalho da companhia Andante se tem desenvolvido dentro das bibliotecas, procurando cativar e fidelizar novos públicos para a poesia, para a prosa e para o teatro.
Como referem, “não se pode obrigar ninguém a gostar de ler. Mas pode-se tentar seduzir, pode-se partilhar o prazer da leitura, pode-se tentar quebrar preconceitos que relacionam diretamente os livros, o teatro, a arte, a algo aborrecido, monótono, secante. É isso que fazemos todos os dias: tentamos.”
Consideram o seu nome uma das suas características mais fortes: ANDANTE. De acordo com o dicionário – o que anda. É desta forma por opção própria, pois apesar de se terem constituído próximo de Lisboa, referem que a Capital não é o seu palco principal. “Talvez um certo espírito de missão e o prazer de descobrir novas realidades que pudessem enriquecer o nosso trabalho, nos tenham levado a uma opção primordialmente itinerante. Não o fazemos por circunstâncias de produção, fazemo-lo por opção.”
Para a Andante os seus trabalhos só foram possíveis graças a duas instituições: o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e a Fundação Calouste Gulbenkian. Foram estas duas instituições que, desde o início, acreditaram e apostaram neste projeto, permitindo-lhes chegar às bibliotecas e assim chegar ao seu público-alvo. Reforçam que foi partindo dos espaços dedicados aos livros que o seu trabalho cresceu e foi assim que à medida que as instituições os foram conhecendo, foram solicitando cada vez mais a sua presença.
Desta vez, é a Livraria Histórias com Bicho, situada nos Casais Brancos, concelho de Óbidos, que solicita a presença da Andante, numa noite que se prevê repleta de poesia, palavras, autores e livros. Às Avessas é a peça que nos chega pelas mãos de Cristina Paiva (interpretação) e Fernando Ladeira (sonoplastia).
Sinopse “Às Avessas”
O que se pode fazer com os livros?
Aprender, crescer, brincar, virar o mundo do avesso, ou seja, olhar o mundo de outra maneira.
De uma forma lúdica, este espectáculo de teatro, tenta revelar o prazer que os livros podem proporcionar e como eles nos podem ensinar a ver as coisas sob outra perspectiva.
A poesia, a forma escolhida pela personagem do espectáculo, vai guiar esta viagem onde se encontrarão a natureza, o tempo, as letras, a noite, a banda desenhada, tudo dentro de uma biblioteca.
Um espetáculo a não perder!
Para inscrições, reservas e mais informações, contactar a Livraria Histórias com Bicho para:
Tel: +351 262 958 610