Faleceu Maria Clarisse Lopes Barros

Óbidos

1094

Faleceu, esta tarde, aos 83 anos de idade, Maria Clarisse Lopes Barros, mãe do Vereador da Câmara Municipal de Óbidos, Pedro Félix.

Maria Clarisse Lopes Barros teve um percurso profissional ligado ao ensino e ao concelho de Óbidos, tendo sido homenageada, no âmbito das comemorações do feriado municipal, a 11 de janeiro de 2005, com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal, pelos altos serviços prestados à comunidade, ao longo da sua vida de ministério.

O Executivo Municipal apresenta publicamente as sentidas condolências à família enlutada, tendo decretado a colocação da bandeira do Município a meia haste.

Maria Clarisse Lopes Barros

Natural e residente na Freguesia de Gaeiras, exerceu funções docentes no 1º ciclo do Ensino Básico no Posto Escolar do Arelho, de 1948 a 1950, onde regressou posteriormente no ano letivo de 67/68. De 1950 a 53, lecionou na Gracieira e um ano mais tarde ficou colocada em Amoreira, na Escola de Casais do Vale Benfeito. Trabalhou pela primeira vez nas Gaeiras, no ano letivo de 54/55. Lecionou depois na Escola Masculina do Sobral da Lagoa e regressa às Gaeiras. Após a passagem por outros concelhos vizinhos fica efetiva em A dos Negros.

Depois de 1973, com 44 anos de idade, foi convidada a ingressar numa Escola de Magistério Primário, onde se forma como professora do Ensino Básico. Em 1978, volta a A dos Negros, como professora efetiva, onde leciona até 1984. Ainda voltaria a colaborar nas Gaeiras numa campanha de alfabetização de adultos. Aposentou-se em Outubro de 1992.