Uma passagem de modelos com roupa feita em açúcar… Vai mesmo acontecer, no próximo dia 01 de setembro, na Cerca do Castelo, às 18h30, em Óbidos. Trata-se de uma das muitas iniciativas que fazem parte do evento “Cake Alive”, que vai animar a vila medieval, durante o fim-de-semana de 01 e 02 de setembro.
Filipe Blanquet, de 29 anos e natural de Setúbal, trabalha como pasteleiro, mas tem formação de base na área do design, “daí ter juntado um pouco as duas áreas e ter pensado fazer desfiles em açúcar”, explica. O estilista-pasteleiro vai apresentar algumas das suas peças, da última coleção, “La Dolce Vita”, inspirada nos anos 40 e 50. “São 20 coordenados, entre eles lingeries, vestidos de gala e vestidos de noiva”. De acordo com criador, “existe uma base em tecido, por cima é posto o açúcar, trabalhado em pastilhagem, e algum açúcar cristalizado e alguma hóstia e tento trabalhar para que fique um resultado harmonioso”.
Cada peça demora, pelo menos, uma semana a executar, porque têm de ser respeitados os tempos de secagem desta matéria-prima. No entanto, esta coleção demorou quatro meses a ser feita e foi apresentada, pela primeira vez, em Dezembro passado, em Troia. Filipe Blanquet entende que este tipo de eventos são importantes, “porque a pastelaria é um universo se pode empregar grande criatividade”.
Recorde-se que nos dias 1 e 2 de setembro realiza-se, pela primeira vez, na Cerca do Castelo, o Cake Alive, o maior evento de cake design do País. Design e criatividade misturam-se, criando um ambiente único, numa simbiose perfeita com o castelo e com o restante património histórico patente na vila de Óbidos.
Mike Elder, penta-campeão do concurso Ultimate Cake Off será um dos mestres internacionais que irá transformar o açúcar em obra de arte, como é o seu famoso Koi Fish Cake. Outros nomes estão também confirmados, tais como Nelson Pantano, especialista no design e conceção de flores, nomeadamente o hibisco, bem como Nhora de la Pava, Vera e Camila Madeira, também reconhecidos no mundo do cake design.
Também as principais escolas internacionais de cake design irão trazer alguns mestres desta arte a Óbidos: a Squires Kitchen (Inglaterra) terá como representante Julie Bashore e a Sugar Arts Institute (E.U.A.) selecionou Paddi Clark para participar no evento.
Para além das demonstrações ao vivo, irão decorrer diversos concursos. O concurso de Bolo de Noiva, terá como primeiro prémio um curso na Squires Kitchen. No Concurso de Bolo Decorado ao Vivo, cuja confeção pode ser vista pelo público, disputa-se a ida ao NEC Cake Internacional Birmingham, em Inglaterra. O concurso de bolos com tema infantil será subordinado ao tema “Vilões da banda desenhada” e o primeiro prémio consiste num curso com Mike Elder, a realizar logo após o evento, nos dias 3 e 4 setembro.
Destaca-se ainda o Concurso Júnior ao Vivo, onde podem participar crianças dos seis aos dezasseis anos de idade. Para este, as inscrições terminam no dia 25 de agosto.
O evento, apoiado pelo Município de Óbidos e organizado pela Associação Nacional de Cake Designers, com sede na incubadora do Parque Tecnológico de Óbidos, associou-se a uma causa solidária, apoiando a fundação Make a Wish, para contribuir para a realização de sonhos a crianças e jovens, entre os 3 e os 18 anos, com doenças graves, degenerativas ou malignas. A entrada custa cinco euros por dia, revertendo um euro para a instituição.