Programa Melhor Idade reaproveita antigas escolas

“Melhor Idade”

1148

Neste momento, seis dos 12 centros de dia e de convívio do programa municipal “Melhor Idade” funcionam em antigas escolas do primeiro ciclo, no concelho de Óbidos.

Este projeto de Reconversão de escolas do primeiro ciclo em centros de convívio surgiu com o objetivo de reaproveitar os espaços dos estabelecimentos de ensino que estavam desocupados. Neste momento, existem seis escolas que funcionam como Centros de Convívio, nomeadamente na Areirinha, Sancheira Grande, Bairro Senhora da Luz, Sobral da Lagoa, Gaeiras e Vau.

Pretende-se com recuperação destes edifícios sem utilização, devolvê-los à população, à comunidade local, renovando a sua função social, formativa e educativa. Alguns destes utentes regressam, assim, ao local onde aprenderam as suas primeiras letras e voltam a conviver com antigos companheiros de carteira.

Recorde-se que todas as escolas do primeiro ciclo do Concelho de Óbidos foram encerradas faseadamente aquando da abertura dos complexos escolares dos Arcos, Furadouro e Alvito. Todos os edifícios estão, neste momento, a ser aproveitados para os mais variados projetos municipais, incluindo o Programa “Melhor Idade”.

O Programa “Melhor Idade” surgiu em 2005 com o intuito de criar um conjunto articulado de respostas sociais adequada à população idosa e reformada do Concelho de Óbidos. Atualmente este programa conta com 12 Centros de Convívio em funcionamento, onde se procura fomentar o aumento da qualidade de vida dos utentes, por meio do desenvolvimento de atividades de apoio que têm como objetivo satisfazer as necessidades e interesses dos idosos em termos de alimentação, atividades ocupacionais, convívios, passeios e relacionamentos com outros grupos da sua comunidade local e alargada.

Press Release (Pdf)