Obras da nova escola Josefa d’Óbidos começam já este ano letivo

14 de setembro

559

Foi assinado na passada sexta-feira, 14 de setembro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Telmo Faria, o contrato de empreitada de requalificação da Escola Básica e Secundária Josefa d’Óbidos. São 6 milhões de euros na maior obra feita no concelho de Óbidos e que vai ter comparticipação de fundos comunitários.

Telmo Faria deu a novidade sexta-feira, durante a abertura do ano letivo, a todos os pais, alunos, professores e pessoal não docente. Depois, numa cerimónia simbólica, que teve lugar na escola velha, assinou o contrato e entregou-o ao presidente do Agrupamento de Escolas Josefa d’Óbidos, Fernando Jorge. Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, esta obra “vem ao encontro de um objetivo muito forte por parte do concelho inteiro, o de conseguirmos ter um parque municipal escolar de excelência”.

O autarca explica que conseguir chegar até aqui “foi uma luta muito complicada, sobretudo durante os últimos meses, com a suspensão do QREN”, mas “conseguimos”. A Câmara Municipal de Óbidos já aprovou a minuta de contrato de financiamento a semana passada, “o que garante juridicamente o financiamento”, esclarece. Telmo Faria conta ainda que, nos últimos dias, foi recolhida toda a documentação necessária para a assinatura do contrato com o empreiteiro e “eu hoje [sexta-feira, 14 de setembro] assinei esse contrato, para poder seguir para o Tribunal de Contas, para recebermos o visto e podermos começar a obra.”

Outubro vai ser, portanto, o “mês da despedida desta escola”. “Queremos que, dentro de muito pouco tempo, mal o contrato venha e estejam as coisas preparadas, lá para meados de outubro, estarmos em condições de poder fazer a transferência dos profissionais, dos professores, dos funcionários, dos alunos para as instalações provisórias.”

As instalações provisórias vão funcionar junto ao Complexo Desportivo Municipal, num espaço que, nos próximos dias, vai começar a ser alcatroado para poder receber os monoblocos que vão servir de sala de aula e instalações administrativas. “É aí que nós vamos trabalhar este ano letivo. É uma coisa que tem de ser feita. Vamos concentrar [todo o trabalho] em 11 meses, para que em agosto do ano que vem [a nova escola] já esteja pronta e esteja em condições para o próximo ano letivo”, afirma o autarca, que garante que esta é “uma grande notícia para as famílias e é uma grande notícia para as crianças”.

“Isto dá-me uma alegria enorme. Vamos aqui fazer uma escola espetacular, porque os nossos jovens merecem. Merecem ter melhor qualidade de ensino para se prepararem para a universidade. Merecem ter todo o investimento que nós podermos fazer por eles”, conclui.

Telmo Faria – Obras da nova escola Josefa d’Óbidos começam já este ano letivo (mp3)

Press Release (pdf)