Fábrica da Criatividade com novos projetos

Educação

1286

A Fábrica da Criatividade é um programa educativo criado pelo Serviço de Educação do Município de Óbidos, que pretende gerar um conjunto de iniciativas e projetos de estímulo à inovação e à criatividade. Com o reconhecimento da comunidade no primeiro ano de funcionamento, o programa da Fábrica da Criatividade apresenta, para este ano letivo, novos projetos e promove a continuação de outros que tiveram muito sucesso junto dos alunos e famílias.

O departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, o Instituto do Mar e Ambiente e a Rede Europeia Ecofinders serão parceiros da Fábrica da Criatividade, num programa que será implementado no ateliê criativo do Complexo Escolar do Alvito. Embora este ateliê seja o espaço central desta parceria, todos os animadores que participam no programa da Fábrica da Criatividade poderão participar no projeto, intitulado “o Mundo Invisível”. O objetivo é promover um conjunto de ações e experiências sobre a biodiversidade – Fauna de Solo, numa vertente lúdica.

Um dos projetos que terá continuidade este ano letivo é o ÓbidosAnima – cinema de animação. Todas as crianças, que participam nas atividades de enriquecimento curricular, poderão desenvolver, com o apoio dos animadores, animações em três áreas – ilustração, fotografia e vídeo, que serão, depois, visualizadas na Mostra Internacional de Cinema de Animação, no evento Maio Criativo.

Recorde-se que os ateliês criativos são espaços existentes nos complexos escolares (Arcos, Furadouro e Alvito) que desenvolvem um conjunto de atividades durante o período curricular e de enriquecimento curricular, a partir de uma temática previamente definida. O ateliê do Complexo dos Arcos irá desenvolver um programa com a temática “O Corpo”, promovendo visitas aos museus e galerias de Óbidos para complementar as atividades; o ateliê do Furadouro irá trabalhar sobre a “Luz” e o projeto Chaplin; e, por último, o ateliê do Alvito irá articular o projeto “Linguagem da Ecologia” com o programa “Mundo Invisível”.

Na parceria com Reggio Emilia (Itália), este ano, o programa do Comenius Regio vai focar-se nas questões do ateliê criativo e promover ações de formação específicas nas duas zonas (Óbidos e Reggio Emilia).

Durante o ano letivo serão apresentados os projetos que estão a ser desenvolvidos pelos animadores da Fábrica da Criatividade durante as atividades de enriquecimento curricular que se intitulam de “work in progress”. Estes projetos vão estar ao longo do ano em exibição nos complexos escolares e nos jardins de infância.

Press Release (pdf)