Alvito hasteia bandeira verde eco-escolas

Bandeira Verde Eco-Escolas

208

Foi hasteada hoje, dia 12 de outubro, pelas 10h30 da manhã, a Bandeira Verde Eco-Escolas, no Complexo do Alvito, perante a presença dos alunos deste estabelecimento de ensino. Um galardão que esta escola recebeu, no passado dia 10, em Gondomar, no âmbito do Programa Internacional Eco-Escolas, implementado em Portugal desde 1996, e que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental. A bandeira foi hasteada pelo Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Telmo Faria, e pelo dinamizador do projeto, André Silva.

Telmo Faria afirma que “este é um grande momento de afirmação do nosso projeto educativo”, acrescentando que “a Educação tem que apostar na sustentabilidade e o Complexo do Alvito está a fazer esse caminho”. O autarca entende que “daqui resulta uma aprendizagem para a poupança que se repercute em menos 40 por cento nas despesas correntes desta escola, nomeadamente eletricidade, ou seja, menos 10 mil euros”.

“Sei que as nossas crianças estão a fazer isto nas nossas escolas e começam também a fazê-lo nas suas casas”, assegura Telmo Faria, para quem as Escolas de Óbidos, e com deste galardão, “ficam alinhadas com a mais importante agenda a nível global”.

Recorde-se que o Complexo Escolar do Alvito trabalhou, no âmbito deste projeto, em termos pedagógicos, os temas da água, resíduos, agricultura biológica, transportes e energia. No capítulo da energia, foi conseguido, de outubro de 2011 a maio de 2012, uma redução no consumo na escola de 40 por cento, com a prática de boas ações pelas crianças, como o apagar a luz da sala sempre que acabavam as aulas, ou desligar os aparelhos eletrónicos da escola no final do dia, como computadores, projetores, fotocopiadoras, entre outros.

Press Release (Pdf)