Concurso de empreendedorismo

Oeste CIM

764

Decorreram no dia 30 de Outubro de 2012, na sede da Oeste CIM, nas Caldas da Rainha, as primeiras Ações Piloto da Rede Oeste Empreendedor (ROE): a Sessão de Sensibilização – Da ideia ao negócio e o Atelier de Ideias. Marcaram presença cerca de quarenta participantes/potenciais empreendedores ao longo de um dia de trabalho.

Da parte da manhã foi apresentada a rede de apoio ao empreendedor disponível na região Oeste, constituída pela OesteCIM, pelos Municípios e por diversas entidades de apoio existentes. Foi também feita uma apresentação daqueles que são os passos mais relevantes para se passar de uma ideia a um negócio viável, nomeadamente as necessidades e o que deve ser acautelado no desenvolvimento e teste da ideia, a constituição de uma equipa, a aquisição do conhecimento necessário, a avaliação e escolha do local ideal, passando ainda pela construção do plano de negócios, capital inicial e formas de constituição formal da empresa.

Da parte da tarde realizou-se um atelier de ideias com o objetivo de apoiar a geração de ideias de negócio que possam candidatar-se ao Concurso Regional de Ideias OESTECIM. Nesta sessão após a apresentação de algumas ferramentas úteis para a geração de ideias, os participantes foram desafiados a pensar fora da caixa e a propor atividades/negócios que pudessem ser viáveis localmente.

O concurso de empreendedorismo está a decorrer até 18 de janeiro de 2013 e terá como prémio, para a ideia vencedora, um pacote de consultoria de cerca de 100 horas.

Mais informações sobre o projeto de Rede Oeste Empreendedor disponíveis em www.oestecim.pt/CostumPages/concursodeideias.