Alunos com necessidades educativas visitam Bombeiros

Bombeiros de Óbidos

662

No passado dia 05 de novembro de 2012, o Corpo de Bombeiros de Óbidos recebeu, no seu Quartel, uma visita muito especial. A Unidade de Multideficiência e Necessidades Educativas Especiais do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos do Complexo dos Arcos.

A ingenuidade no sentido da forma simples como entenderam aquilo que é o “mundo” dos Bombeiros e o exemplo de superação que demonstraram face ao que viam e faziam foi, para os Bombeiros de Óbidos, um grande motivo de orgulho. Foi uma manhã que proporcionou aos Bombeiros, que com eles contactaram, uma riqueza afetiva e relacional inimaginável. Cada uma das crianças tinha a sua especificidade, mas houve algo que quase todas tinham em comum, a forma ténue com que partilharam estes momentos, através de sorrisos sinceros enlaçados pelas palavras meigas e tranquilas de quem estava verdadeiramente feliz.

O Corpo de Bombeiros de Óbidos entende que é fundamental mudar o enfoque da dificuldade da sociedade em lidar com a deficiência para a necessidade de se adaptar e aceitar todas as pessoas à luz da sua singularidade.

Para o Corpo de Bombeiros, mais importante do que respeitar a diferença do outro, é respeitar a singularidade da existência desse outro.