No âmbito do aniversário da Freguesia das Gaeiras, Óbidos, foi inaugurada, no passado dia 05 de outubro, a Oficina da Semente e do Pão, assim como o Forno Comunitário. A Oficina da Semente e do Pão é o local onde se trabalham as sementes, num Moinho de Vento recuperado e onde, através do Forno Comunitário, se explica todo o processo de fabrico do pão no tempo dos nossos avós.
Segundo Eduardo João, presidente da Junta de Freguesia das Gaeiras, esta nova estrutura “pode funcionar como oficina pedagógica e põe em diálogo as várias gerações”, garantindo que “o forno vai estar disponível para uso de toda a população da Freguesia e do Concelho e, até, para apoio às instituições, como, por exemplo, os Bombeiros Voluntários de Óbidos”.
Em relação às visitas à Oficina da Semente e do Pão, terão de ser feitas em articulação com a Junta de Freguesia, que vai fazer “um esforço para que possa abrir todas as tardes, até às 17 horas, inclusive aos sábados”, afirma o autarca. Eduardo João explica ainda que, neste momento, “já pediram para fazer formação no manuseamento do Moinho seis voluntários da Freguesia”, sendo que “o técnico do engenho está disponível para dar essa formação”.
Quanto ao espólio, o autarca afirma que as “peças foram oferecidas à Junta de Freguesia, que procedeu à sua recuperação”, acrescentando que é intenção, “no núcleo museológico, expor peças ligadas à atividade agroalimentar dos nossos antepassados”.
No espaço envolvente a esta infraestrutura, está o núcleo museológico, com destaque para as peças originais do Moinho (fechal, mastro, balanças, sarilho) e ainda o maró, peneiro, triturador de grão, entre outras.
A Junta de Freguesia valoriza, igualmente, o espaço com a fonte de alcatruzes, com um arado de 1930, uma cardadeira e um conjunto de troncos petrificados que, segundo os arqueólogos, devem ter entre 25 a 30 milhões de anos.