Escolas de Óbidos são tema no jornal da OCDE

Centro para Ambientes de Aprendizagem

735

O projeto educativo de Óbidos foi um dos temas deste mês no jornal do Centro para Ambientes de Aprendizagem, estrutura da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). Tendo por tema “O desenvolvimento do território na base do encerramento de escolas”, Ana Sofia Godinho, coordenadora do Gabinete de Educação, aborda o processo de encerramento das antigas escolas primárias, no concelho de Óbidos, a abertura dos três Complexos Escolares (Alvito, Arcos e Furadouro), explicando a conversão dos antigos estabelecimentos de ensino para outras funções e a importância que todo este processo teve para o sucesso do projeto educativo.

No artigo, pode ler-se que, em 2008 e 2010, o Município de Óbidos fez “um enorme investimento na construção e gestão dos novos complexos escolares”. “Os novos edifícios definem-se como espaços comunitários, que asseguram a conversão de um novo paradigma, no que se refere à reinvenção do espaço educativo, que permite que hoje incluam o ensino básico, mas, no futuro, possam ser facilmente adaptados a outros níveis de ensino. Desta forma, garantimos igualmente que a cultura, lazer, desporto e saúde possam usufruir destes espaços que ultrapassam a própria ideia de espaço educativo”, explica Ana Sofia Godinho.

Em relação às escolas que foram encerradas, a coordenadora do Gabinete de Educação afirma que foram convertidas para outros fins, nomeadamente “para projetos de carácter social, cultural e económico”, sublinhando que praticamente todas essas escolas “são um suporte para a população local”.

Em conclusão, Ana Sofia Godinho garante que o “ensino e a aprendizagem nas escolas de Óbidos beneficiaram do facto das escolas primárias terem sido encerradas”, uma vez que “os alunos foram agrupados nos complexos escolares”, sendo que as aulas têm agora “estudantes do mesmo grau de ensino”. O Município de Óbidos apostou forte nesta estratégia “de uma educação local”, ao mesmo tempo que a comunidade “beneficia das novas instalações através das diversas atividades culturais e desportivas” aí desenvolvidas.

Recorde-se que o Complexo Escolar dos Arcos foi considerado, em Novembro de 2010, como uma escola exemplar a nível mundial pelo Centro para Ambientes de Aprendizagem (Centre for Effective Learning Environments – CELE).

Jornal OCDE – Artigo Óbidos (Pdf)

–  CELEEXCHANGE (Pdf)

Press Release (Pdf)