Óbidos celebra protocolo Centro Nacional de Cultura

Câmara Municipal de Óbidos

576

A Câmara Municipal de Óbidos celebrou ontem, em Cascais, um protocolo com o Centro Nacional de Cultura, que visa sinalizar e tornar mais seguro um dos caminhos que os peregrinos fazem até Fátima. A cerimónia contou com a presença do vereador Ricardo Ribeiro e dos presidentes ou representantes dos Municípios de Cascais, Sintra, Mafra, Torres Vedras, Bombarral, Caldas da Rainha, Alcobaça, Porto de Mós, Batalha e Ourém e do presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d’Oliveira Martins.

De nome Caminho do Mar, este percurso, com início em Cascais, será sinalizado com setas azuis e marcos. O projeto é da autoria do arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, antigo presidente do Centro Nacional de Cultura, estando já sinalizados o Caminho do Tejo, com início em Lisboa, o Caminho do Norte, com início em Valença, passando pelo Porto e Coimbra, e o Caminho da Nazaré, num total de 500 quilómetros.

Milhares de pessoas peregrinam a pé para Fátima e para Santiago todos os anos e ao longo de todo o ano, fazendo-o sempre por estradas alcatroadas com grande intensidade de tráfego, tornando, muitas vezes, estas caminhadas perigosas. Por tudo isto, o Centro Nacional de Cultura concebeu, a nível nacional, o Projeto Caminhos de Fátima que tem como objetivo encontrar e sinalizar os caminhos pedonais seguros.

Press Release (Pdf)