Evento Óbidos Vila Natal é sucesso de visitantes

2 de janeiro

1439

A viagem ao «mundo de Oletsac» chegou, no passado dia 2 de janeiro, ao fim, com o encerramento da Vila Natal de Óbidos, evento que, segundo a organização, atraiu o maior número de visitantes de sempre, 10 por cento dos quais espanhóis.

“Esta foi a edição em que tivemos mais público, não apenas de todo o país, mas também de Espanha, cujos visitantes deverão rondar os 10% de todas as pessoas que passaram pelo evento”, afirma José Parreira, coordenador da Óbidos Criativa, empresa Municipal, organizadora do Óbidos Vila Natal.

A organização assegura que o certame “ultrapassou largamente o número do ano passado”, contribuindo para que “a hotelaria local tenha registado durante as férias do Natal uma ocupação na ordem dos 90 por cento”.

Com “mais público, mais receita e o menor orçamento de sempre”, o evento refletiu, segundo José Parreira, “uma maior eficiência da organização” que, este ano, apostou na transformação da vila em Oletsac (castelo escrito de forma invertida), um reino onde o real deu lugar ao fantástico durante quase um mês.

A aventura da descoberta dos mistérios de Oletsac teve como pontos altos, além da sempre concorrida casa do Pai Natal, “a exposição de construções em Lego®, que esteve sempre cheia, a parede de escalada, os escorregas e o espetáculo de marionetas, com três sessões diárias, sempre esgotadas”.

Os resultados levam José Parreira a considerar “uma aposta ganha” a transformação do evento no local onde a animação tradicionalmente dedicada ao Natal deu este ano lugar a novas atrações legadas à história ou à ciência.

“Pensamos que, no final, as pessoas saiam satisfeitas com as novidades e o nosso objetivo é continuar a apostar em exposições temáticas e em diversões inovadoras”, referiu.

Até lá, Oletsac volta a chamar-se castelo e a fantasia recolhe para balanço, enquanto o Município prepara o Festival Internacional de Chocolate que, a partir de 22 de fevereiro, e até 17 de março (aberto sextas, sábados e domingos), voltará a transformar a vila numa verdadeira «fábrica de chocolate».