Sérgio Gomes, de Óbidos, dirige Proteção Civil Distrital

Corpo de Bombeiros de Óbidos

1039

Sérgio Gomes, comandante Operacional Municipal de Óbidos e Comandante do Corpo de Bombeiros de Óbidos, vai passar a ser o Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Leiria. O responsável vai substituir José Manuel Moura, recentemente nomeado Comandante Nacional da Proteção Civil.

O novo comandante distrital afirma que está perante “o final de um ciclo e o início de um novo projeto, com outro tipo de responsabilidades e envolvência”. Sérgio Gomes entende que “é o futuro que irá ditar o que se irá passar, contudo a ciência dos riscos não é exata, dificultando ainda mais uma tarefa por si só muito complexa e com muita responsabilidade”.

Segundo Telmo Faria, Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “este é o reconhecimento do excelente trabalho de organização e eficácia que começámos a ter na Proteção Civil e junto do Corpo de Bombeiros de Óbidos, a partir do momento em que trouxemos o Comandante Sérgio Gomes de Lisboa para Óbidos”. O autarca garante que “as suas capacidades são evidentes”, estando certo que “fará um excelente trabalho no CDOS, num distrito que se habituou a ter grandes profissionais na Proteção Civil, caso do comandante Moura que vê, agora, o seu profissionalismo reconhecido, ao assumir a coordenação nacional da Proteção Civil do País”.

Sérgio Gomes tem 41 anos e é licenciado em Proteção Civil, pelo Instituto Politécnico de Leiria, com pós-graduação em “Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos”, pela Universidade de Coimbra.

Integrou, desde 1995, e até 2007, o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, onde exerceu várias funções. Entre 2008 e 2009 orientou estágios e foi formador do curso de Logística em Emergência, no Instituto Politécnico de Leiria. Em 2009 é nomeado Delegado do Serviço Municipal de Proteção Civil de Óbidos.

Mais recentemente, em 2012, integra o Conselho Superior Consultivo da Liga de Bombeiros Portugueses, é secretário técnico da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria, formador na área da Prevenção, Segurança e Combate a Incêndios, Comandante do Corpo de Bombeiros de Óbidos, formador externo da Escola Nacional de Bombeiros, no âmbito do Controlo de Acidentes com Matérias Perigosas, Comandante Operacional Municipal de Óbidos e Comandante de Permanência às Operações no Centro Nacional de Operações de Socorro.

Press Release (Pdf)