Guarda Nacional Republicana na antiga escola primária de Óbidos

GNR

1210

A antiga escola primária de Óbidos vai ser transformada em quartel da GNR, uma vez que a construção de novas instalações, protocolada com Governo em 2009, não vai avançar por falta de verba.

“Havia um compromisso escrito, entre o anterior Governo e a Câmara, mas que não vale de nada porque fomos informados de que não há dinheiro para construir o novo quartel da GNR e, portanto, propusemos a passagem do efetivo para a antiga escola”, afirma Humberto Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques.

A antiga escola primária, um edifício de dois andares localizado fora das muralhas do castelo, permite instalar o atual efetivo de menos de uma dezena de militares e “ficará preparado para aumentar esse número até 25 elementos”, acrescentou o vereador. Para tal o Município pretende candidatar ao programa Operacional Regional do Centro o financiamento da obra de requalificação, que Humberto Marques estima ser superior a 100 mil euros, mas que “só saberá em concreto quando o Ministério da Administração Interna definir o programa preliminar, para se poder avançar com o projeto”.

As obras na escola serão suportadas em 85 por cento por fundos comunitários, cabendo à autarquia uma comparticipação de 10 por cento e ao Estado os restantes cinco por cento.

A Câmara Municipal e o Governo tinham acordado instalar na antiga escola a Loja do Cidadão, projeto que, tal como o quartel da GNR construído de raiz, “não se irá concretizar, à semelhança de tantas outras obras do dossiê Ota, que não passaram do papel”, lamentou o vice-presidente.

O protocolo entre a câmara e o Governo, assinado em setembro 2009, estabelecia que o novo quartel se localizaria junto das Piscinas Municipais de Óbidos e que o concurso público para a execução da empreitada seria lançado até ao final do primeiro semestre de 2010. A obra, orçada em 1,2 milhões de euros, nunca foi lançada, mantendo-se a GNR no interior da vila medieval.