Será lançado, no próximo dia 25 de janeiro, às 18h00, na Casa do Arco, em Óbidos, o livro “O Incrível Testamento de Dom Agapito”, de Hélder Moura. Uma iniciativa no âmbito das celebrações do Feriado Municipal.
Trata-se de uma obra literária, que descreve a história de “cobiça e de tudo o quanto as pessoas são capazes, quando levadas pelos seus instintos mais primitivos”.
Hélder Moura nasceu em Campina Grande (Paraíba), Brasil. Começou, no jornalismo, em 1983, na Gazeta do Sertão, onde se tornou responsável pela área da política. Em 1985, lançou o livro Coração de Cedro. Ganhou vários prémios de jornalismo. É, igualmente, professor universitário do Instituto Federal da Paraíba, onde leciona sobre algoritmos e lógica. Atualmente edita o blog no Jornal da Paraíba (Rede Globo) sobre política, viagens, humor e literatura.
Sinopse do livro:
O incrível testamento de Dom Agapito
Dom Agapito nasceu em Portugal, mas, ainda criança, emigrou para o Brasil, após um crime cometido pelo pai nas travessas de Óbidos. O livro trata da influência que pai e filho tiveram numa pequena cidade do interior brasileiro, batizada ironicamente de Óbidos, onde construíram um castelo réplica do original português.
A história conta a morte de Agapito (filho) e do seu incrível testamento, no qual exige que os seus bens devam ser divididos entres as testemunhas escolhidas entre as principais autoridades locais (juiz, delegado, alcaide e vigário) e todas as pessoas que, convocadas publicamente, relatem as suas possíveis relações com o falecido.
A partir daí, forma-se uma imensa fila, e sucedem-se curiosos, e surpreendentes, depoimentos, movidos, na maior parte, por cobiça, vaidade, paixão e ambição, causando comoção na pacata cidade.
O Incrível Testamento de Dom Agapito é, pois, um retrato sagaz e bem-humorado dos valores e comportamentos humanos diante de uma imensa fortuna atribuída ao personagem principal. Surpresas, mistérios, revelações, verdades e mentiras convergem para o inesperado desfecho da história.