Festival de Chocolate de Óbidos foi visitado por 150 mil pessoas

XI edição do Festival Internacional de Chocolate

881

Cerca de 150 mil pessoas passaram pela XI edição do Festival Internacional de Chocolate, que terminou, ontem, em Óbidos, vila que durante um mês foi a mais original fábrica de chocolate do País.

“O efeito das chuvas levou a alguma redução de visitantes, mas 150 mil pessoas, em tempo de crise, são números excelentes e que mostram que temos condições para continuar na fazer eventos”, afirmou o vice-presidente da câmara de Óbidos, Humberto Marques.

O autarca faz um balanço “muito positivo” do certame, assumindo-o como “uma alavanca importantíssima do ponto de vista económico, considerando o número de visitantes, de postos de trabalho que gera e o volume de faturação que, à conta deste evento, é feito não só em Óbidos, como na região”. Só a título de exemplo, das 19 unidades hoteleiras do concelho de Óbidos contactadas pelo Município (num total de 23), a taxa de ocupação no passado sábado, dia 16 de março, foi de 80 por cento, o que, para esta época do ano, é um número muito interessante.

Este ano subordinado ao tema “Charlie e a fábrica de chocolate”, o Festival, que teve como pontos altos a exposição de esculturas em chocolate e a passagem de modelos em chocolate, juntou ao doce mais procurado outras artes, trazidas ao evento pela “Terra do Açúcar”.

“Pela primeira vez introduzimos este tema que liga bem com o chocolate e tivemos oportunidade de ver construir peças em açúcar através de uma metodologia artesanal, através do sopro”, uma das novidades que, a par da maior procura dos concursos de chocolataria, “demonstram que temos ainda muito potencial para crescer”, acredita o vice-presidente.

Organizado pela empresa municipal “Óbidos Criativa” e com um orçamento de 200 mil euros, o festival é já encarado pela autarquia como “uma marca muito forte” que ultrapassa a simples dimensão de um evento e se assume como “uma oportunidade de muitas pessoas saírem desta depressão, criando o seu próprio posto de trabalho e até outros, a partir do chocolate”, concluiu o mesmo responsável.

Vencedores dos Concursos do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos 2013
· Concurso Internacional de Receitas de Chocolate – Becky Dumas
· Concurso Chocolatier do Ano – Pedro Dias
· Concurso de Montras – Pastelaria Broa de Passas
· Concurso Cake Design – Eduardo Cerqueira, Barca Doce
· Concurso Bolos ao Vivo – Marina Moreira
· My Chocolate Box – Marisa Félix