Óbidos mostra moinhos do concelho em formato digital

18 de abril

1023

Óbidos celebrou, ontem, 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema “Património + Educação = Identidade”. Por isso, o Município de Óbidos disponibiliza, a partir de hoje, no seu portal na internet, um trabalho, realizado pelo Gabinete de Gestão do Património Histórico, Serviço de Arqueologia e Arquivo Histórico com a localização e descrição, nesta primeira fase, de todos os moinhos no concelho. Uma forma de mostrar um pouco da história cultural de Óbidos, e que agora pode ser consultada no computador ou no smart phone.

Assegurar a transmissão de uma herança cultural local que integre os elementos estruturantes da identidade do território e da memória coletiva da comunidade é uma tarefa fundamental da Câmara Municipal de Óbidos, no sentido de promover um desenvolvimento sustentado e integrado do seu território.

Partindo do princípio que para o cumprimento deste objetivo era necessário, em primeiro lugar, promover o levantamento sistemático, atualizado e tendencialmente exaustivo dos bens culturais existentes, com vista à respetiva identificação, iniciou-se, em 2010, o levantamento e inventariação do património edificado do Município de Óbidos.

Como síntese deste trabalho foi elaborada a proposta de Carta Municipal de Património Edificado, enquanto parte integrante dos estudos de caracterização do processo de Revisão do Plano Diretor Municipal, que se encontra em curso, tendo em vista a futura definição de medidas adequadas de salvaguarda e valorização do património edificado existente, bem como a sua compatibilização com as soluções de ordenamento do território a definir.

Esta carta integra não apenas os imóveis, conjuntos e sítios classificados e em vias de classificação e respetivas zonas gerais e zonas especiais de proteção, nos termos da Lei 107/2001, de 8 de setembro, mas também os bens imóveis que constituem parcelas estruturantes da identidade e da memória coletiva de Óbidos, e que como tal devem ser objeto de salvaguarda e valorização.

A caracterização sumária destes imóveis, conjuntos e sítios consta de uma base de dados, criada em ambiente SIG (Sistema de Informação Geográfica), de forma a permitir um fácil acesso à informação por parte dos serviços do município com competências em matéria de gestão do património cultural, investigação cultural, gestão urbanística, planeamento e ordenamento do território, ou outros.

Através do Portal Municipal do Município (www.cm-obidos.pt), pretende-se disponibilizar esta informação a todos os cidadãos, associações ou entidades interessadas em obter um conhecimento mais amplo do património edificado.

Nesta fase disponibiliza-se a Carta Municipal do Património Edificado (CMPE) em formato PDF abrangendo a totalidade de tipologias identificadas no concelho.
Pretende-se disponibilizar esta informação de forma faseada e por tipologias em formato para a aplicação Google Earth (kmz) e em formato Adobe (pdf). No mapa para o Google Earth encontramos a informação de forma mais interativa e detalhada, possibilitando a sua utilização num normal computador ou smartphone.

Press Release (pdf)