Humberto Marques defende promoção do Oeste de forma conjunta

Câmara de Óbidos

560

O vice-presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, incitou, sexta-feira, dia 19 de abril, as autarquias e empresas turísticas a promover a marca Oeste e a investir conjuntamente na sua promoção se for aprovada a lei que coloca a região no turismo do Centro.

“Desenganem-se aqueles que pensam que nós vamos baixar os braços e que não vamos fazer o nosso trabalho de afirmação do Oeste”, afirmou Humberto Marques, apelando a autarcas e empresas turísticas da região do Oeste para “avançar com uma verdadeira estrutura capaz de fazer a dinamização conjunta dos produtos de excelência” da região.

Orador na Conferência “Futuro do turismo na região Oeste”, promovida pelo Jornal das Caldas, realizada no Museu Abílio, em Óbidos, o vice-presidente da câmara defendeu que, caso o Presidente da República, Cavaco Silva, promulgue o novo regime o regime jurídico das entidades regionais de turismo, em que o Oeste fica integrado no Turismo do Centro, as entidades regionais têm de “ter um plano B”.

Esse plano, sustentou, passará “pela união das autarquias, das comunidades intermunicipais e das empresas da região” numa estrutura promocional “capaz de atrair turistas à região” com potencialidade para oferecer “turismo de experiências”. “Podemos oferecer às pessoas a possibilidade de serem enólogos, ou agricultores, ou pescadores por um dia e deixá-las experienciar como são feitos os produtos” da região, apontou.

“Temos a capacidade e o ‘know-how’ para fazer redes internacionais de captação e promoção turística”, defendeu Humberto Marques, num debate marcado pela contestação à saída do Oeste da Região de Lisboa e Vale do Tejo e à sua integração na região Centro.

A contestação decorre da aprovação do novo regime jurídico das entidades regionais de turismo, que integra o polo de turismo do Oeste na Entidade Regional de Turismo do Centro, contra o entendimento do presidente desta estrutura turística, António Carneiro, que durante o debate voltou a defender a sua permanência na região de Lisboa e Vale do Tejo.