Milhares de livros, distribuídos por diversos espaços, farão parte da I Feira do Livro da Vila Literária de Óbidos. O certame decorrerá de 13 a 16, de 20 a 23 e de 27 a 30 de junho, das 10 às 22 horas (aos domingos das 10 às 20 horas). Cada espaço terá livros relativos a temáticas diferentes, proporcionado a todos os visitantes um encontro com o património e com a literatura. Dia 13 abrem também ao público a grande livraria de Santiago, localizada na Igreja com o mesmo nome, no topo da rua Direita, a Livraria da Galeria novaOgiva e a Livraria do Mercado Biológico.
Quem vier à I Feira do Livro da Vila Literária de Óbidos, poderá fazer o percurso, que começa na livraria de Santiago (livros generalistas), deslocar-se até à Galeria do Pelourinho (Poesia e Pessoa) e passar pelo Chocolate Lounge (gastronomia e vinhos), pela Praça de Sta. Maria (saldos), pelo Museu Municipal (História), pelo Museu Abílio (Artes Performativas), pela Galeria Ogiva (Artes), pelo Mercado Biológico (alfarrabista e viagens), pelo CDI (design de interiores) e, finalmente, no EPIC, à entrada da vila de Óbidos, “com uma grande concentração de livros, sobretudo infantis”, explica José Pinho, da Sociedade Vila Literária de Óbidos.
Segundo o responsável, “neste projeto há duas livrarias generalistas, uma de livros novos, outra de livros usados”, e as restantes “serão espaços temáticos”. “Esta feira do livro será uma espécie de uma mostra daquilo que vão ser as livrarias que pretendemos abrir ao longo de 2013, 2014 e 2015”.
“Este projeto da Vila Literária, que é uma iniciativa conjunta da Ler Devagar (LX Factory-Lisboa), da livraria Histórias com Bicho (Casais Brancos – Óbidos) e do Município de Óbidos, com o apoio dos editores e de outros livreiros, e é inspirado noutras cidades do livro que existem pela Europa, tem uma outra componente: a partir de 2014, vamos fazer festivais literários. Um grande festival anual, na Primavera, depois três festivais temáticos. É isso que nós queremos, porque Óbidos está muito ligada à cultura e à criatividade”, resume José Pinho.
Telmo Faria, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, afirma que, “quando, em 2007, propus a criação de uma grande livraria na Igreja de Santiago, sabia que íamos fazer um projeto que traria muito prestígio e uma grande dinâmica cultural”. “Hoje, que estamos a construir uma rede com muitas livrarias, marcamos, definitivamente, um lugar fixo entre os grandes destinos culturais internacionais”, sublinha o autarca.
Ontem, dia 6 de junho, o projeto da Vila Literária, assim como da I Feira do Livro de Óbidos, foi apresentado na Feira do Livro de Lisboa e contou com a presença de Telmo Faria e de José Pinho (foto em anexo).
Programa primeira semana (13 a 16 de junho)
Dia 13
18h00 – Inauguração da Vila Literária de Óbidos (Porta da Vila)
18h30 – Visita e inauguração das livrarias e da feira do livro
19h00 – Inauguração da galeria L e da exposição de fotografia de José Manuel Rodrigues (Edifício dos CTT)
19h30 – Concerto – Ensemble Barroco – 2 oboés, 1 fagote, 1 contrabaixo (Livraria de Santiago)
20h00 – Cocktail (Livraria de Santiago)
Dia 14
19h30 – Apresentação do livro de José Eduardo Agualusa – A vida no céu – Editora Quetzal (Livraria do Mercado)
22h00 – Concerto – Irmãos Catita (Jardim Chocolate Lounge)
Dia 15
11h00 – Poesia a La Carte – Andante Associação Artística (Jardim da Livraria do Mercado)
16h00 – Poesia a La Carte – Andante Associação Artística (Livraria Histórias com Bicho)
19h00 – Apresentação do livro de Rita Almeida Carvalho – A concordata de Salazar – Editora Temas e Debates (Livraria de Santiago)
Dia 16
11h00 – As fábulas de La Fontaine – Lua Cheia Teatro (Livraria Histórias com Bicho)
16h00 – Teatro de sombras com Vanda Gaspar – O gafanhoto canhoto (Livraria Histórias com Bicho)
16h00 – Autores falam de livros com Ana Luísa Amaral (Livraria do Mercado)
17h00- Sessão de Poesia com Teresa Coutinho (Livraria de Santiago)
18h00 – Documentário – Entre dois Rios e outras Noites – de Nuno Santos e João Nuno Soares com Ana Luísa Amaral, Laborinho Lúcio, Maria Irene Ramalho, Marinela Freitas, Nuno Carinhas, Maria de Lurdes Sampaio, Lauren Mendinueta, entre outros (Livraria de Santiago)