Óbidos apresenta-se como Vila Literária

13 a 16, de 20 a 23 e de 27 a 30 de junho

692

Milhares de livros, distribuídos por diversos espaços, farão parte da I Feira do Livro da Vila Literária de Óbidos. O certame decorrerá de 13 a 16, de 20 a 23 e de 27 a 30 de junho, das 10 às 22 horas (aos domingos das 10 às 20 horas). Cada espaço terá livros relativos a temáticas diferentes, proporcionado a todos os visitantes um encontro com o património e com a literatura. Dia 13 abrem também ao público a grande livraria de Santiago, localizada na Igreja com o mesmo nome, no topo da rua Direita, a Livraria da Galeria novaOgiva e a Livraria do Mercado Biológico.

Quem vier à I Feira do Livro da Vila Literária de Óbidos, poderá fazer o percurso, que começa na livraria de Santiago (livros generalistas), deslocar-se até à Galeria do Pelourinho (Poesia e Pessoa) e passar pelo Chocolate Lounge (gastronomia e vinhos), pela Praça de Sta. Maria (saldos), pelo Museu Municipal (História), pelo Museu Abílio (Artes Performativas), pela Galeria Ogiva (Artes), pelo Mercado Biológico (alfarrabista e viagens), pelo CDI (design de interiores) e, finalmente, no EPIC, à entrada da vila de Óbidos, “com uma grande concentração de livros, sobretudo infantis”, explica José Pinho, da Sociedade Vila Literária de Óbidos.

Segundo o responsável, “neste projeto há duas livrarias generalistas, uma de livros novos, outra de livros usados”, e as restantes “serão espaços temáticos”. “Esta feira do livro será uma espécie de uma mostra daquilo que vão ser as livrarias que pretendemos abrir ao longo de 2013, 2014 e 2015”.

“Este projeto da Vila Literária, que é uma iniciativa conjunta da Ler Devagar (LX Factory-Lisboa), da livraria Histórias com Bicho (Casais Brancos – Óbidos) e do Município de Óbidos, com o apoio dos editores e de outros livreiros, e é inspirado noutras cidades do livro que existem pela Europa, tem uma outra componente: a partir de 2014, vamos fazer festivais literários. Um grande festival anual, na Primavera, depois três festivais temáticos. É isso que nós queremos, porque Óbidos está muito ligada à cultura e à criatividade”, resume José Pinho.

Telmo Faria, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, afirma que, “quando, em 2007, propus a criação de uma grande livraria na Igreja de Santiago, sabia que íamos fazer um projeto que traria muito prestígio e uma grande dinâmica cultural”. “Hoje, que estamos a construir uma rede com muitas livrarias, marcamos, definitivamente, um lugar fixo entre os grandes destinos culturais internacionais”, sublinha o autarca.

Ontem, dia 6 de junho, o projeto da Vila Literária, assim como da I Feira do Livro de Óbidos, foi apresentado na Feira do Livro de Lisboa e contou com a presença de Telmo Faria e de José Pinho (foto em anexo).

Programa primeira semana (13 a 16 de junho)

Dia 13
18h00 – Inauguração da Vila Literária de Óbidos (Porta da Vila)
18h30 – Visita e inauguração das livrarias e da feira do livro
19h00 – Inauguração da galeria L e da exposição de fotografia de José Manuel Rodrigues (Edifício dos CTT)
19h30 – Concerto – Ensemble Barroco – 2 oboés, 1 fagote, 1 contrabaixo (Livraria de Santiago)
20h00 – Cocktail (Livraria de Santiago)

Dia 14

19h30 – Apresentação do livro de José Eduardo Agualusa – A vida no céu – Editora Quetzal (Livraria do Mercado)
22h00 – Concerto – Irmãos Catita (Jardim Chocolate Lounge)

Dia 15
11h00 – Poesia a La Carte – Andante Associação Artística (Jardim da Livraria do Mercado)
16h00 – Poesia a La Carte – Andante Associação Artística (Livraria Histórias com Bicho)
19h00 – Apresentação do livro de Rita Almeida Carvalho – A concordata de Salazar – Editora Temas e Debates (Livraria de Santiago)

Dia 16
11h00 – As fábulas de La Fontaine – Lua Cheia Teatro (Livraria Histórias com Bicho)
16h00 – Teatro de sombras com Vanda Gaspar – O gafanhoto canhoto (Livraria Histórias com Bicho)
16h00 – Autores falam de livros com Ana Luísa Amaral (Livraria do Mercado)
17h00- Sessão de Poesia com Teresa Coutinho (Livraria de Santiago)
18h00 – Documentário – Entre dois Rios e outras Noites – de Nuno Santos e João Nuno Soares com Ana Luísa Amaral, Laborinho Lúcio, Maria Irene Ramalho, Marinela Freitas, Nuno Carinhas, Maria de Lurdes Sampaio, Lauren Mendinueta, entre outros (Livraria de Santiago)

Cartaz (jpg)

Press Release (pdf)