Peças com História nos Museus d’ Óbidos

Museus de Óbidos

734

Nos Museus de Óbidos (Municipal, Paroquial e Abílio), para além de encontrar três coleções de arte – pintura, objetos de culto e cenografia/figurinismo – vai encontrar artefactos que se destaquem pela sua história e pela importância que tiveram na vida da comunidade.

Este mês de setembro falamos da escultura do Arcanjo São Miguel.

Peça puramente rococó devido às suas características estilísticas e à “moda” de executar imagens semelhantes em outros pontos do País, sendo, por isso mesmo, datável dos anos finais do reinado de D. João V ou reinado de D. José I.

História:
Na Epístola de Judas, Miguel é citado especificamente como “arcanjo”. Os santuários cristãos em honra a Miguel começaram a aparecer no século IV, quando ele era percebido como um anjo de cura, e, com o tempo, como protetor e líder do exército de Deus contra as forças do mal. Já no século VI, a devoção a São Miguel já se havia espalhado, tanto no Oriente quanto no Ocidente. Com o passar dos anos, as doutrinas sobre ele começaram a se diferenciar.

A tradição do culto a São Miguel é bastante antiga no concelho, aliás é uma das devoções mais generalizadas no País durante a Idade Média, sendo de destacar a escultura de Malines, em madeira, representando este santo, de finais do séc. XV ou início do séc. XVI (na Igreja de Santa Maria); a representação de São Miguel, em azulejos policromos, na Igreja de Nossa Senhora de Aboboriz de Amoreira; ou ainda a devoção expressa no nome do convento franciscano existente, primitivamente em Trás do Outeiro e, depois transferido para as Gaeiras, aí conservando o mesmo nome.

Nas Igrejas Católica, Anglicana e Luterana, a festa do Arcanjo Miguel ocorre em 29 de setembro (no calendário ocidental), quando também se comemoram os anjos Gabriel e Rafael, chamada de “Festa de São Miguel e todos os anjos”

Descrição:
Apresenta a figura de São Miguel, vitorioso, trajando à General Romano, com um elmo de plumas na cabeça e um peitoral. Nas mãos segura uma cruz e uma balança, símbolos da sua condição de militar (lutando com a arma que é a Cruz) e de juiz de almas.

Press Release (pdf)