Patriarca de Lisboa inaugura nova igreja das Gaeiras

9 de setembro

1080

Foi inaugurada esta tarde, 9 de setembro, a nova igreja das Gaeiras, com a presença do Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Um novo templo, há muito ambicionado pela população e que, finalmente, hoje abriu portas ao culto.

D. Manuel Clemente afirmou que “dedicar um novo templo, aqui nas Gaeiras, uma velha aspiração da população desta freguesia, levada por diante com tanto esforço, com tanto empenho, defendida pela vontade e pela persistência da população das Gaeiras, é um motivo reforçado da alegria que aqui celebramos e cantamos”.

Por seu lado, Telmo Faria explicou que “a Câmara Municipal não constrói igrejas. Esta não é uma igreja do Município. Esta é uma igreja da comunidade católica. Mas uma Câmara que conhece a comunidade que tem, nunca poderia deixar de acompanhar e de gerir os seus recursos para estar ao lado da sua comunidade.”

O presidente da Câmara afirmou ainda que “no dia em que a comunidade católica das Gaeiras e do Concelho quisessem construir uma nova igreja, que tanto fazia falta nesta vila, que a Câmara estaria a seu lado. E assim fez. Apesar das dificuldades que todos conhecemos, colocamos como prioridade a disponibilidade financeira para o corrente ano de 221 mil euros, mais 50 mil euros de IVA, que estão aqui bem investidos, como forma de apoio financeiro, mas, acima de tudo, de um apoio social, de um apoio de quem acredita que a comunidade católica tem um espaço na nossa intervenção social de grande importância.”

Num discurso emotivo, Eduardo João, Presidente da Junta de Freguesia das Gaeiras, garantiu que “hoje é um dia de grande esperança. Esperança que este projeto traga desafios renovados, que permitam continuar a investir no desenvolvimento da Freguesia das Gaeiras. Mas um investimento seletivo, para as pessoas e com as pessoas, que é a coisa mais importante que nós temos.”

Press Release (pdf)