ETAR da Charneca abre portas no Dia da Água

Dia Nacional da Água

923

Para assinalar os 20 anos da Águas de Portugal junto das populações locais, de norte a sul do País, diversas empresas do grupo AdP organizam, no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Água, que se assinala a 1 de outubro, um dia de “Portas Abertas” a algumas das suas infraestruturas em operação.

A Águas do Oeste não poderia deixar de se associar a esta iniciativa do Grupo abrindo as portas das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Charneca.

Com o objetivo de mostrar a toda a população interessada o trabalho até agora realizado na área da recolha e tratamento das águas residuais urbanas e o seu importante contributo para a despoluição das bacias hidrográficas da região, a Águas do Oeste volta a abrir as portas desta ETAR, assinalando assim o arranque de um novo ano hidrológico.

Na manhã do dia 5 de outubro, sábado, entre as 10h30 e as 13h30 abre portas a ETAR da Charneca.

As visitas não carecem de inscrição obrigatória, no entanto sugere-se a todos os interessados que confirmem a sua presença para o e-mail acea@aguasdooeste.com , ou por telefone, através do número 262 955 200. A Águas do Oeste aconselha aos visitantes o uso de calçado fechado.

Sistema de Saneamento da Charneca

O investimento da Águas do Oeste na despoluição da bacia hidrográfica da Lagoa de Óbidos, que rondou os 32 milhões de euros cofinanciados pelo Fundo de Coesão da União Europeia, encontra-se concluído há algum tempo. Aí inclui-se a execução do Sistema de Saneamento da Charneca, em funcionamento desde 2005, que representou um investimento superior a 22 milhões de euros em benefício da melhoria da qualidade das populações servidas por este sistema, para além do forte contributo que teve ao nível ambiental, contribuindo significativamente para a despoluição da bacia hidrográfica da Lagoa de Óbidos e das linhas de água que a ela afluem. Dimensionado para servir uma população de 30.000 habitantes equivalente, em horizonte de projeto, dos municípios do Bombarral, Cadaval e Óbidos, e tratar um caudal médio de 4.500 metros cúbicos por dia, este sistema tem em operação, para além da ETAR, cerca de 80 km de intercetores e 19 estações elevatórias.

Cartaz (Pdf)