A Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense (SFRG) celebra o 88º Aniversário durante o mês de outubro. Atuação de bandas filarmónicas e orquestras juvenis fazem parte das comemorações.
No sábado, dia 5, pelas 11h00, tem lugar uma Missa, na Capela do cemitério das Gaeiras, em homenagem aos sócios, músicos e dirigentes falecidos.
Já no domingo, dia 6, pelas 15h00, acontece a receção às bandas filarmónicas convidadas. Segue-se um desfile pelas ruas da localidade. A partir das 16h00, decorre a atuação das bandas: Sociedade Artística e Musical da Bajouca (Leiria), União Filarmónica de A-da-Gorda (Óbidos) e da Banda da SFRG.
Para finalizar as celebrações, no dia 20 de outubro, na sede da SFRG, com início às 16 horas, atua a Banda Juvenil da SFRG. Uma hora mais tarde, realiza-se o 11º Encontro de Orquestras Ligeiras. Participa a Orquestra Juvenil da Junta de Valado dos Frades e a Orquestra Ligeira da SFRG.
Historial:
A Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense foi fundada em 1 de Outubro de 1925, embora só em 9 de Junho de 1981 fosse oficializada por escritura lavrada no Cartório Notarial das Caldas da Rainha. De realçar que esta instituição veio suceder à Tuna da Sociedade Musical Gaeirense, que era composta por 13 elementos.
Ao longo de 88 anos tem, esta coletividade, dedicado grande empenho na realização e organização de atividades culturais e recreativas, evidenciando-se na área musical. No âmbito desta importante atividade, tem merecido especial dedicação a Banda Filarmónica e a Escola de Musica. É Instituição de Utilidade Pública desde 27 de Maio de 1997.
No ano de 1997 gravou um CD em conjunto com outras Bandas, Ranchos Folclóricos e Grupos Corais do Concelho de Óbidos, integrado nas comemorações dos 850 anos de Óbidos. Em 2001, esta coletividade foi galardoada pelo INATEL pelo seu desempenho na área da Música, Cultura e Recreio. Em 2002 assinala-se a primeira saída de Portugal Continental, integrada no intercâmbio com a Filarmónica de Piedade da Ilha do Pico – Açores.
No ano de 2003 foi criada a Orquestra Juvenil, com o intuito da sua preparação para posterior integração dos seus elementos na Banda. No ano de 2005 criou o Rancho Folclórico Infantil.
A 11 de Janeiro de 2006 foi atribuída, pela Câmara Municipal de Óbidos, a Medalha de Mérito Municipal.
No ano de 2006 gravou um CD na Escola Superior de Comunicação de Lisboa e na Sala de Espetáculos da SFRG. Em 2008 criou a Orquestra Ligeira da SFRG. Em 2009 recebeu a Medalha de Mérito atribuída pela Junta de Freguesia das Gaeiras. Recentemente surgiu o Rancho Folclórico Adulto.