Projeto de Óbidos no TEDxLisboaED

“Espantalho – A escola na horta”

924

O “Espantalho – A Escola na horta”, projeto criado em Óbidos, será apresentado no TEDxLisboaED, sob o mote “re.volução”, que decorrerá no sábado, dia 12 de outubro, no Fórum Lisboa. Matilde Monteiro, professora, e uma das responsáveis pelo projeto de Óbidos, será oradora no evento.

Criado há 3 anos, o “Espantalho – A escola na horta”, é um projeto pioneiro em Portugal, desenvolvido por uma equipa do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, a pensar nas questões ambientais e do desenvolvimento sustentável, que estão no centro das atuais preocupações do nosso mundo. O programa pretende proporcionar às crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho de Óbidos a oportunidade de planearem e cuidarem de uma horta como parte do seu currículo escolar.

Segundo Matilde Monteiro, “Escola na Horta foi criado porque acreditamos ser possível melhorar as aprendizagens mudando o paradigma de ensino”, acrescentando que, “em vez de uma horta na escola, temos, uma Escola na Horta”. O projeto assenta em três pilares fundamentais: Ambiente, Saúde e Educação. Califórnia Foundation for Agriculture in the Classroom (Estados Unidos da América) e Royal Horticultural Society (Inglaterra) são parceiros Internacionais deste projeto.

Neste TEDxLisboaED o tema será “re.volução”. É comum aceitar que a aprendizagem necessita de uma profunda mudança, de modo a tornar-se efetiva. O que podemos fazer para tornar esta mudança uma realidade? Como impulsionar um modo diferente de ensinar, que conduza a uma verdadeira aprendizagem? Como tornar a escola um local aberto, de partilha, de aprendizagens diversificadas e adaptadas às várias necessidades dos jovens? Suscitar a curiosidade e criar um clima de possibilidade nos jovens são fundamentais para o êxito na mudança.

Num evento TEDx, a conjugação dos vídeos TEDTalks com as comunicações dos oradores presentes desencadeia discussões aprofundadas e o estabelecimento de contactos. São organizados por voluntários apaixonados pelas suas comunidades e por “ideias que vale a pena espalhar”. É um fenómeno global: até maio de 2013, realizaram-se 7410 eventos TEDx (mais 935 já programados) em mais de 800 cidades em todo o Mundo.

Informações:
www.escolanahorta.com
http://tedxlisboa.com/

Press Release (pdf)