Canil Municipal de Óbidos

Canil Municipal

2440

A Câmara Municipal de Óbidos refuta, mais uma vez, e um ano depois, todas as acusações que, sem motivo aparente, voltaram a ser feitas nas redes sociais sobre o abate gratuito de cães no Canil Municipal de Óbidos, situação ocorrida dia 15 de outubro de 2012.

Na sequência de várias notícias que têm vindo a público, que têm tido por base um post falso que é partilhado nas redes sociais, nomeadamente no Facebook, utilizando fotos falsas de animais abatidos – fotos que não são, insistimos, em Óbidos, como aliás foi tornado público pela comunicação social – a Câmara Municipal de Óbidos vem condenar veementemente tal campanha de desinformação e, acima de tudo, de difamação.

Toda esta situação pode ser facilmente confirmada com uma ida ao Canil Municipal de Óbidos e provada pelo grupo de voluntárias que lá presta o seu apoio. Segundo Vanessa Policarpo, “neste momento estamos três voluntárias a ajudar no canil, em conjunto com o veterinário municipal, com as adoções e esterilizações”, acrescentando que têm tido “um enorme apoio da Associação de Proteção Animal – APA de Torres Vedras, nomeadamente nas esterilizações e na recolha de alguns animais que o canil não pode recolher”.

Só este ano, e até final de setembro, foram adotados 47 animais e 13 estão em famílias de acolhimento temporário. O Município de Óbidos recorda ainda que desde 2006, ocasião em que se iniciaram as campanhas de adoção de animais no concelho, e até Outubro do ano passado, já foram adotados 272 cães e 183 gatos.

O Município de Óbidos reafirma ainda que as instalações do Canil Municipal de Óbidos são das melhores que existem no País. O canil/gatil é composto por duas celas semicirculares para isolamento e quarentena de animais suspeitos de raiva; tem 5 unidades constituídas por um recinto fechado com 4,59 m2 e um recinto fechado exterior com 5,44 m2 cada, para alojamento máximo de 15 cães; possui ainda uma unidade idêntica às anteriores, mas com vedação superior, para alojamento de 7 gatos. As instalações possuem armazém para rações, equipamento de captura e material de limpeza diverso e área de lavagem de animais.

Quanto ao edifício de assistência Médico Veterinária, localizado também no Canil Municipal, tem 29 m2 e contempla uma enfermaria, uma sala de occisão, internamento em gaiolas para prestação de cuidados médico veterinários aos animais recolhidos, arrumos para medicamentos e material de apoio à enfermaria, bem como produtos de limpeza e desinfeção, e uma dependência para retenção temporária de material de categoria 1, ou seja, cadáveres de animais de companhia.

A Câmara Municipal de Óbidos está e sempre esteve disponível para acolher associações de proteção dos animais, quaisquer que elas sejam, e que queiram trabalhar connosco, uma vez que entendemos que podemos sempre melhorar as nossas políticas de proteção, tratamento e conforto animal. O Município está igualmente disponível para continuar a acolher voluntários que queiram ajudar no tratamento e acolhimento dos animais no Canil Municipal de Óbidos.

Press Release (Pdf)