Óbidos ganhou o selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano. Um galardão atribuído pela primeira vez este ano pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e que “pretende evidenciar as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano”, lê-se no documento enviado por este organismo.
Segundo Telmo Faria, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “este prémio só revela que os ataques da oposição às nossas redes de abastecimento são, no mínimo, alarmistas e infundados”. “Receber este prémio e este reconhecimento deve ser visto como um estímulo para que os serviços municipais continuem a trabalhar com profissionalismo e para que a população não tenha dúvida alguma sobre a qualidade do consumo da água que o Município fornece”, salienta o autarca.
De acordo com a ERSAR, foi estabelecida em 2006 uma parceria “com o Jornal Água & Ambiente, com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que pretende contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos sólidos urbanos através da atribuição anual dos «Prémios de Qualidade em Águas e Resíduos», divulgando casos portugueses de excelência”. Nesta lógica, e pela primeira vez no ano de 2013, são atribuídos os Selos de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano.
A todas as entidades a quem é atribuído este galardão, “será entregue um certificado” que atesta “a qualidade do serviço prestado aos utilizadores”. O certificado será entregue numa cerimónia pública, a realizar no dia 27 de novembro de 2013, no âmbito da Expo Conferência da Água, promovido pelo jornal Água & Ambiente.