Inaugura no próximo dia 31 de janeiro, sexta-feira, pelas 17h30, na Galeria do Pelourinho, em Óbidos, a exposição “Pinceladas por David”. A mostra, de caráter solidário, servirá para venda dos quadros pintados pela mãe do David, uma criança de 7 anos, que necessita de constantes tratamentos.
Os trabalhos artísticos são de Conceição Lourenço, moradora no concelho de Óbidos, que pinta exclusivamente a pensar no filho. As suas pinturas ajudam a sustentar a recuperação necessária de David, que nasceu com várias sequelas, devido a um acidente de trabalho sofrido pela mãe.
Esta exposição de pintura decorre no sentido de angariação de fundos para que o David continue a lutar por uma maior qualidade de vida, contribuindo não só para as despesas com deslocações a tratamentos, como também para as despesas com os próprios tratamentos e algumas consultas, nomeadamente psiquiatria, neurologia, desenvolvimento e oftalmologia.
David nasceu aos 6 meses de gestação, devido a acidente sofrido pela mãe, que provocou descolamento da placenta. David sofreu além de outras complicações, enfarte cerebral que o deixou com várias sequelas que o impedem de andar, ver ou falar. A acrescentar a este quadro de Paralisia Cerebral, o David sofre ainda de síndrome de Lennox Gastaut, uma forma grave de epilepsia que faz com que tenha convulsões diárias.
O David necessita ainda neste momento de alguns meios ortopédicos com relativa urgência, tais como calçado ortopédico e talas tibiotársicas a 90º, por forma a lutar contra a hemiparesia que afeta o lado direito e que contribui para o seu impedimento em relação ao andar, como também de alguns meios para continuação de estimulação dos nervos óticos.
A mostra está patente até ao dia 2 de março de 2014.