Óbidos está na corrida para poder vir a ser um dos melhores ‘pequenos destinos’ da Europa. O processo acontece online e Óbidos rivaliza, nesta votação, com a cidade de Ribe, na Dinamarca. Tudo acontece no Globalgrasshopper, portal internacional para “viajantes independentes”, que promove a votação de “Best Big-Time Small Destinations”, com aldeias, vilas e pequenas cidades em competição.
O portal internacional aliou-se à Hotel.info, site de reservas hoteleiras, e juntos lançaram uma votação online onde só entram terras com menos de 100 mil habitantes e que não fazem parte dos destinos mais massificados da Europa. Por Portugal, foram selecionadas as vilas de Óbidos e Ericeira como candidatas oficiais ao galardão.
O portal descreve Óbidos como uma “pequena vila fortificada”, com “casas brancas”, “um castelo medieval e belas vistas”. Óbidos “é também conhecida como sendo um «presente de casamento», porque no século XIII, a rainha [Santa] Isabel gostou tanto da vila que o seu marido (D. Dinis I) a deu de presente”. “Com isto, iniciou-se uma tradição de reis portugueses da oferta desta bonita vila para as suas rainhas, que durou muitos séculos”.
A escolha das terras finalistas foi feita com base nos destinos europeus preferidos dos utilizadores dos portais que organizam o evento. A competição decorre por eliminatórias em que cada dois destinos são colocados frente-a-frente, num total de 26 localidades em cada um dos sites. Os utilizadores são convidados a eleger os melhores até à final, que consistirá num “duelo” entre os destinos eleitos em cada site.
O vencedor será anunciado a 14 de Fevereiro.
Votar em: http://www.globalgrasshopper.com/travel/europe2014/