“Rede de rega será a maior obra jamais realizada no nosso concelho”

Rede de Rega

1081

O projeto de regadio das baixas de Óbidos, um investimento de 20 milhões de euros que permitirá irrigar 1400 hectares de terrenos e servir cerca de 800 agricultores, vai ser posto a concurso. A garantia foi dada por Humberto Marques que assegurou que “foi assumido pelo Secretário de Estado da Agricultura, que a rede de rega das baixas de Óbidos será uma prioridade e que tudo fará para que se inicie ainda em 2014”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “a Agricultura foi tomada como uma das grandes prioridades para o concelho”. O atual executivo “desenvolveu um conjunto de diligências para que a construção da rede de rega das baixas de Óbidos seja uma realidade a curto prazo”, sublinha Humberto Marques, explicando as regras de construção desta infraestrutura serão “ao abrigo de um regulamento transitório, com regras do atual quadro comunitário de apoio, mas com verbas do próximo quadro comunitário de apoio”. “Assim, será possível iniciar os procedimentos concursais no decorrer do primeiro semestre deste ano, sem ter de esperar pelos regulamentos do próximo quadro de financiamento”, esclarece. Ainda de acordo com o autarca, “esta será a maior obra jamais realizada no nosso concelho, mais de 20 milhões de euros de investimento, capaz de alavancar a produtividade agrícola dos nossos agricultores”.

Humberto Marques revelou igualmente que, em 2014, irá ser lançado “um regulamento de apoio à criação da grande Central das Várzeas, com incentivo até 300 mil euros, repartidos em três anos, para estimular a constituição de um grupo alargado de produtores agrícolas, com vista à concentração da oferta e dinamização do produto local, sob o fim último, o aumento do rendimento dos nossos produtores”. “Também aqui se convidam todos os produtores e os futuros produtores a fazerem este trabalho em conjunto com o Município”, solicitou.

Recorde-se que a rede de regadio das baixas de Óbidos é um projeto aguardado desde 1978 e foi concebido para irrigar 1400 hectares de terrenos agrícolas. Integrada no Projeto Hidroagrícola das Baixas de Óbidos, a rede está agregada à construção da Barragem do Arnóia, uma obra de 6,5 milhões de euros, concluída em 2005.

Press Release (pdf)