JVG celebram 2.º aniversário com nova sede

Associação de Jovens Voluntários de Gaeiras

171

Após 2 anos de existência e cerca de 20 projetos realizados, a Associação de Jovens Voluntários de Gaeiras (JVG), vai inaugurar, no próximo dia 6 de Abril, a sua sede Social inserida nas comemorações do seu 2º Aniversário.

“Esta Associação iniciada em 2012, com cerca de 15 elementos, conta agora com cerca de 65 jovens voluntários oriundos das diferentes freguesias do concelho”, explica Ricardo Duque, presidente da JVG. A associação “tem por objetivo a dinamização de atividades sociais, culturais, desportivas, recreativas e ambientais envolvendo a população numa lógica de proximidade e sustentabilidade comunitária”, esclarece.

De acordo com Ricardo Duque, “cada vez mais o potencial criativo e inovador tem-se pautado nos diferentes projetos”. E exemplos parecem não faltar: dois almoços-convívio para idosos e um passeio intergeracional; dois Torneios de Futsal; duas Festas Anuais; Um Carnaval; Uma festa de São João; vários workshops e formações; o “Cordão ConVida” – Estendal com cerca de 8 quilómetros, estendido pelas ruas da Freguesia, onde foram angariadas cerca de 13 mil peças de roupa que foram doadas às famílias carenciadas do concelho de Óbidos, às Associações Abraço, Casa do Gil e Humana. Com esta ação foram ajudadas mais de mil pessoas.

No mês de Fevereiro deste ano, a Associação deu início a um 1º Festival de Sopas e ao 1º Encontro Nacional de Bandinhas, que contou com cerca de 3200 visitantes, envolveu cerca de 6 Associações de Solidariedade Social, 15 grupos culturais, 8 chefes de cozinha, 2 escolas formativas e mais de uma centena de voluntários do concelho de Óbidos. “Esta iniciativa, para além da sua componente gastronómica e cultural, contou com um vínculo social muito forte, na medida em que os lucros angariados reverteram para a aquisição de material ortopédico”, afirma o presidente da JVG, acrescentando que “a associação conseguiu angariar três camas articuladas completas, duas cadeiras de banho, uma cadeira de rodas, várias muletas e andarilhos que servirão, assim, a população necessitada do concelho de Óbidos.”

Sede Social

Desde o início que a JVG se reúne na Junta de Freguesia das Gaeiras, atual morada fiscal. No passado dia 23 de Fevereiro, o Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, fez o anúncio público de a Associação iria ter uma nova sede social na antiga escola primária n.º 1 das Gaeiras. “Depois de algumas obras de requalificação, a sede será inaugurada dia 6 de Abril, onde será celebrado o contrato de comodato entre a Câmara Municipal de Óbidos e a Associação de Jovens Voluntários de Gaeiras”, explica Ricardo Duque, que entende que, “para além de ser um espaço de trabalho e convívio, empenhar-nos-emos em criar um espaço dinâmico, aberto a toda a população e para toda a população.”

JVGtv

“A JVGtv é mais uma valência da Associação de Jovens que surge da necessidade de criar uma plataforma web de modo a compilar vários ambientes, vários espaços e, acima de tudo, promover os diferentes projetos organizados pela Associação”, frisa o mesmo responsável. O projeto “foi pensado para atingir um público cada vez maior e mais diferenciado”, esclarece, sublinhando que se pretende, sempre que possível, fazer “protocolos de forma a criar uma interligação entre a JVGtv, a freguesia, o município e as diferentes Associações/Instituições”.

Programa para 6 Abril

09h30 – Caminhada Convívio (8km)

  • [Concentração Largo do Mercado]

11h30 – Jogo de Futebol 11

  • [Parque Desportivo Luís Filipe da Gama]

*Inscrições Gratuitas

Junta de Freguesia de Gaeiras – facebook.com/jvgaeiras

jvg.secretariado@gmail.com – 917396203

16h00 – Sessão Solene e Inauguração da Sede JVG

  • [Escola Primária Nº1 – Gaeiras]

17h00 – Apresentação do Projeto JVGtv

17h30 – Atuação do DJ Vultaire

#Lanche Convívio

Informações:

Cartaz (JPG)

Press Release (PDF)