“Custa Menos Separar” no Fórum Nacional de Resíduos

Município de Óbidos

548

O Município de Óbidos, representado por Catarina Canha, engenheira do Ambiente, vai apresentar o projeto “Custa Menos Separar”, na 8ª edição do Fórum Nacional de Resíduos, que decorre em Lisboa, nos dias 9 e 10 de abril.

Com organização do Jornal Água & Ambiente, o Fórum Nacional de Resíduos tem, nesta edição de 2014, o tema “A Revolução do Setor dos Resíduos” e volta a reunir os profissionais desta área, naquele que é reconhecido como o espaço privilegiado de debate de temas de maior atualidade e pertinência para o mercado e todos os seus intervenientes.

No dia 9 de abril, pelas 15h00 e inserido no eixo “Aumento da reciclagem e da qualidade dos recicláveis”, será apresentado o projeto “Custa menos separar” como sendo inovador na recolha seletiva e uma solução alternativa com potencial de aumento da eficácia da recolha.

O projeto foi implementado, em Óbidos, no ano de 2007 e consistiu no estudo e implementação de um sistema de recolha seletiva de resíduos sólidos e urbanos mais cómodo para o utilizador e com maior sustentabilidade económica e ambiental. Os objetivos, obtidos com sucesso, foram a redução da quantidade de resíduos sólidos urbanos, vulgo lixo, depositados em aterro, o aumento da quantidade de resíduos recolhidos seletivamente e a promoção do desenvolvimento cívico em termos ambientais do Município.