Semana Santa de Óbidos junta devoção, fé e cultura

13 a 20 de abril

820

A Semana Santa de Óbidos, um dos melhores cartazes da Vila, decorre de 13 a 20 de abril. Todos os anos, as cerimónias religiosas e culturais, revelando tamanho realismo e emoção, atraem milhares de pessoas nesta época do ano à vila de Óbidos.

O domingo de Ramos, 13 de abril, é um dia cheio de momentos altos das celebrações. Assim, pelas 15 horas, com saída do Museu Paroquial de São João, tem lugar a Bênção e Procissão dos Ramos, onde se comemora a entrada do Senhor em Jerusalém. Segue-se, às 15h30, a Missa de Ramos na Paixão do Senhor, na Igreja de Santa Maria. Pelas 17h00, acontece a Procissão dos Passos, que expressa Jesus a caminho do Calvário, que percorrerá algumas das ruas calcetadas, dentro e fora das muralhas do Castelo de Óbidos.

Na Sexta-feira Santa, dia 18 de abril, realiza-se, entre outras iniciativas, o auto do Descimento da Cruz, a partir das 18h30, na Praça de Santa Maria. Trata-se de uma encenação da crucificação e morte de Jesus, na Cruz. No mesmo dia, por volta das 21h30, sairá da Igreja da Misericórdia a tradicional Procissão do Enterro do Senhor que, sendo realizada à noite, sem outra iluminação que não sejam os archotes, transportados por jovens colocados em pontos-chave da passagem do cortejo, constitui outro momento de grande emoção.

No entanto, já na noite do dia 12 de abril, sábado, sob a luz de archotes, tem lugar a Procissão da Mudança das Imagens, que consiste em retirar as imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores da sua igreja de origem, seguindo em cortejo desde a Igreja da Misericórdia até à Igreja de Santiago.

As cerimónias pascais em Óbidos terminam no Domingo de Páscoa, dia 20 de abril, por volta das 17h00, na Igreja de São Pedro, onde será celebrada a Missa da Ressurreição.

A par com o programa religioso, Óbidos propõe um programa cultural adequado ao período que se vive, como complemento das celebrações da Semana Santa.

A Semana Santa é organizada pelas Paróquias de Stª Maria e S. Pedro de Óbidos, Município de Óbidos, empresa municipal Óbidos Criativa e Misericórdia de Óbidos.

Programa Religioso e Cultural (PDF)