Óbidos visita escola de Hellerup na Dinamarca

Escola de Hellerup

487

Entre os dias 23 e 26 de Abril, oito professores do agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e três elementos do Município de Óbidos realizaram uma visita de estudo à escola de Hellerup, na Dinamarca.

Esta visita inseriu-se no Programa Sectorial Comenius – Parcerias Comenius Regio, sendo o Município de Óbidos o promotor de uma rede que tem como parceiros o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Município de Gentofte, a escola de Hellerup e a Microsoft Denmark.

A escolha de Hellerup, à semelhança do anterior Comenius Regio que teve como parceiro Reggio Emilia, foi estrategicamente pensada, uma vez que esta escola possui um projecto educativo diferente, assente num currículo flexível e adaptado aos diferentes estilos de ensino-aprendizagem.

O projeto apresentado na candidatura com o título “pedagogical practices in contexts of participation and creativity” centra-se em três áreas: na formação de professores nos diferentes estilos de ensino-aprendizagem, numa nova abordagem de organização dos professores e dos alunos e na articulação da criatividade e das tecnologias na educação.

Este projeto Comenius Regio é financiado pela agência nacional, tendo o município de Óbidos recebido um total de 42 627,5€ e o Município de Gentofte uma verba semelhante à de Óbidos através da agência dinamarquesa que gere o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.