Assembleia Municipal de Óbidos: Novos fundos para apoio social

30 de junho

547

Realizou-se ontem, dia 30 de junho, pelas 17h45, no Auditório Municipal da Casa da Música, a 3ª Sessão Ordinária do ano de 2014 da Assembleia Municipal de Óbidos.

Nesta sessão, destaca-se a aprovação, por unanimidade, da assunção de compromissos plurianuais referentes aos apoios financeiros a Instituições com Intervenção de Âmbito Social,  previamente propostos e aprovados em Reunião de Câmara, no passado dia 27 de junho, no total de  151.239,72 euros.

Foram, também aprovados, por maioria, com 16 votos a favor, 2 contra e 9 abstenções, os documentos de Prestação de Contas Consolidadas do ano de 2013, na sequência do Relatório já apresentado e aprovado em abril passado, onde já se verificava uma positiva redução do stock da dívida do Município de Óbidos.

Desta reunião realce ainda para algumas intervenções decorridas no período antes da ordem do dia, nomeadamente do líder da bancada do PSD, Miguel Silvestre, que fez referência a duas notícias bastante positivas sobre Óbidos. Uma que dá conta de um saldo migratório positivo para o concelho de Óbidos, tendência apenas acompanhada atualmente por cidades de maior dimensão; destacou ainda a reportagem escrita de um órgão de comunicação social de referência, que selecionou oito motivos para visitar Óbidos. Dos motivos apresentados, salientam-se espaços recentemente criados que surgiram da estratégia implementada pelo executivo e que conseguiu atrair iniciativas privadas que foram de encontro a essa visão. Segundo o membro da Assembleia Municipal, “notícias destas são sinais que mostram que, apesar da crise, a estratégia está a gerar os seus frutos e o concelho está a conseguir marcar o seu posicionamento agora e para o futuro”.

O presidente da Junta de Freguesia da Amoreira, José Simões, deu continuidade à intervenção de Miguel Silvestre, afirmando que “Óbidos tem agora um nono motivo para ser visitado, que é o Festival de Ginja”. O autarca mostrou regozijo pela organização do 1º Festival da Ginja, que decorreu na freguesia da Amoreira, afirmando que “foi um bom exemplo de como os eventos podem ser descentralizados e organizados com a comunidade local”, sublinhando o envolvimento das pessoas, não só na organização, como na resposta ao desafio complementar de criar produtos com valor acrescentado baseados na ginja. Surgiram, assim, “novos produtos alimentares, cosméticos, serviços de SPA, para além da realização de colóquios, tudo sobre a ginja”, concluiu.

Press Release (pdf)