Concurso Arrisca C premiado internacionalmente

Concurso de empreendedorismo Arrisca C

370

O Concurso de empreendedorismo Arrisca C, que premeia anualmente as melhores ideias e planos de negócio, e onde o Parque Tecnológico de Óbidos é patrocinador e jurado, alcançou o segundo lugar da edição 2014 do European Enterprise Promotion Awards, na tipologia “Promoção do espírito de empreendedorismo”.

Esta iniciativa pretende reconhecer os melhores projetos que promovam o empreendedorismo, o desenvolvimento do ambiente empresarial, a internacionalização e a eficiência de recursos, num total de seis categorias. São elegíveis organizações nacionais, municípios, cidades, regiões e comunidades, parcerias público-privadas entre entidades públicas e empreendedores, programas educativos e organizações empresariais da União Europeia, bem como de outros países associados (como a Islândia, Noruega, Sérvia e Turquia). No passado dia 25 de junho, foram anunciados os resultados nacionais, sob a responsabilidade do IAPMEI, e com a presença da Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Maria de Aires Soares.

O Parque Tecnológico de Óbidos, entre outras entidades relevantes, participa enquanto júri e também patrocinador do Concurso promovido pela Universidade de Coimbra, o Arrisca C – Concurso de Ideias de Negócio, Planos de Negócio e Provas de Conceito, premiando a melhor ideia de negócio na área das indústrias criativas, com um prémio no valor superior a 2.000€. Esta participação visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio inovadores, em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas, produtos ou serviços, que possam ser atraídos e desenvolvidos no Concelho de Óbidos.

Nas três edições em que o Parque Tecnológico de Óbidos participou, distinguiu projetos e empreendedores que entraram no mundo empresarial e que ocupam hoje o seu lugar no mercado: Ervilha Criativa, Blue Jungle Studio e Selfvolt. Segundo Miguel Silvestre, diretor do Parque Tecnológico, “o reconhecimento internacional da relevância para a promoção do empreendedorismo do Concurso Arrisca C, bem como o feedback do próprio mercado aos produtos e serviços que surgiram e que se desenvolveram a partir destas iniciativas, provam que é, de facto, essencial a convergência de vontades e de apoios para que as novas ideias possam surgir”.

Relativamente à edição do Concurso Arrisca C 2014, deverá ser lançado em setembro e, de acordo com o responsável, “o Parque Tecnológico de Óbidos vai continuar a participar nestas iniciativas, tendo em conta as estruturas e as redes que temos, que permitem o desenvolvimento, viabilização e implementação destes novos projetos”. Conclui, desafiando os empreendedores da Região Centro do País: “Queremos que a Região Oeste esteja mais representada na próxima edição, uma vez que o prémio do Parque são 6 meses de alojamento físico”.