Oficina do Biscoito abre “Óbidos Lounge”

Oficina do Biscoito

1569

Inaugurou no passado sábado, em Óbidos, o novo espaço “Lounge”, pela empresa vencedora do “Concurso público para a cessão do direito de utilização de espaço para instalação e exploração de estabelecimento comercial no piso 1 (cave) do Solar da Praça de Sta. Maria”, a Oficina do Biscoito.

A oficina do Biscoito nasceu em 2012, na incubadora do Parque Tecnológico de Óbidos, o ABC – apoio de base à criatividade, na unidade da Quinta da Marquesa. A promotora deste projeto, Helena Trovão, é formada em Engenharia Agro-Industrial pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa e possui uma Pós-Graduação em Segurança Alimentar da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Devido ao contexto sócio-económico encontrava-se desempregada, mas, com o apoio do Parque Tecnológico de Óbidos, tornou-se empreendedora e criou o seu próprio negócio.

A Oficina do Biscoito constituiu-se como uma unidade produtiva artesanal que respeita os processos tradicionais e genuínos da confeção de biscoitos, bolachas e bolos. Com base num conjunto de receitas familiares, provenientes de Conventos e Casas Nobres, a empresa proporciona aos seus clientes a oportunidade de degustar, atualmente, os sabores das antigas tradições, associando à componente da produção e comercialização de produtos a formação, nomeadamente através da realização de workshops para adultos e crianças. A empresa candidatou-se ao projeto criado pelo governo – “Portugal sou Eu”, em 2013, que atribuiu o selo de certificação a todos os biscoitos e bolachas da marca.

O desejo de empreender e crescer fez com que os responsáveis embarcassem num novo desafio, abrindo agora o Óbidos “Lounge”. Segundo o responsável, Paulo Baptista, “este é um espaço de degustação, cafetaria, gelataria, creperia, loja, mas é, essencialmente, um local que alia a Gastronomia à Cultura e à História”.

Para além de um café selecionado pelo próprio consumidor e acompanhado sempre por chocolate ou o biscoito de produção interna, o cliente terá à sua disposição uma carta com cerca de 30 chás selecionados (três tipologias – tradicionais, biológicos e provenientes do Japão), e os refrigerantes são substituídos por sumos de fruta (alguns biológicos), batidos com e sem gelado, chás frios e bebidas exóticas (chá, fruta e ervas aromáticas). O vinho terá uma forte presença, com a seleção das melhores referências nacionais, inclusivamente a comercialização exclusiva em Portugal de um vinho do Douro amplamente reconhecido.

O chocolate é outro ingrediente que mereceu destaque neste Óbidos Lounge. Para além dos fondue com fruta fresca e sempre que possível biológica, estarão à venda bombons e trufas do melhor chocolate nacional e belga. Também a fruta será vendida em doses individuais e familiares ou então na versão de flambê, que junta gelado de fruta biológica. Na área da doçaria, para além dos biscoitos e bolachas “Oficina do Biscoito”, terão produção própria de pastelaria e doçaria conventual portuguesa. Queijos e enchidos selecionados fecham o ciclo desta oferta regional.

Aos produtos disponíveis acrescentam-se as iniciativas, como degustações temáticas (região ou tipologia), pequenos concertos, exposições (parceria com o Museu Municipal de Óbidos) e literatura, tendo em conta que vai coabitar no mesmo espaço mais uma livraria, inserida no projeto “Óbidos Vila Literária”, especialmente dedicada à vertente da gastronomia e doçaria conventual. O “Óbidos Lounge” servirá ainda de plataforma entre a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e o mercado, tendo em conta a parceria que permite aos alunos finalistas apresentarem criações suas através de degustações recolhendo, com isso, o feedback do consumidor.

Um mundo de saberes e sabores que pode ser visitado e “experimentado” de segunda a quinta-feira e domingos das 10h00 às 21h30 e sextas e sábados das 10h00 às 23h00 (noites temáticas).