Conversas sobre a “A Linguagem das Flores”

27 de setembro

825

No âmbito da exposição “A Linguagem das Flores” de Sofia Medeiros, realiza-se no próximo dia 27 de setembro, a partir das 16h00, na Galeria novaOgiva, em Óbidos, conversas com curadores, designers e investigadores.

Estas conversas versam sobre a forma de olhar a transformação e a contemporaneidade dos novos conceitos e produtos, nomeadamente a área dos têxteis, mas tendo como ponto de partida comum a identidade portuguesa.

Temas e oradores:
• Obra de Sofia de Medeiros
- Giuliam Lamoni (crítica de arte, curadora e investigadora que acompanha a obra da artista Sofia de Medeiros)
• Heranças culturais: saberes e tradições aliados ao design têxtil; vestuário e acessórios de moda
- Ana Margarida Pires Fernandes (investigadora, professora)
• Territórios esquecidos: “Mulher” no nosso interior” 
- Helena Cardoso (designer)
• O papel do têxtil na conceção de espaços interiores e cénicos
- Mónica Romãozinho (professora, designer, arquiteta)
Coordenação: Teresa Perdigão e Celeste Afonso (investigadoras do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional – IELT) e Ana Calçada (Rede de Museus e Galerias de Óbidos).

Entrada Livre.

Sobre a exposição “A Linguagem das Flores” na Galeria novaOgiva:

A artista Sofia de Medeiros, a partir das tradições feitas de memórias concetualiza, produz e dá vida a novos objetos que integram significados e significantes de outros tempos.

As obras feitas de cor, de luz, de tradições e memórias que entrecruzadas dão uma nova dimensão ao espaço branco e cinza desta galeria, já com 40 anos.

No contexto desta mostra os nossos sentidos convocam o imaginário, o amor, sentimentos opostos, contradições e o feminino, entre muitos outros.

Press Release (pdf)