Irá decorrer no próximo dia 5 de outubro, na localidade do Bairro da Senhora da Luz, Óbidos, a iniciativa “Revolução Solidária”, com intuito de angariar dinheiro para a compra de equipamento destinado a Ricardo Reis, um jovem que sofre de “Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA”. O evento junta boa música, arte, gastronomia e atividades ao ar livre.
O Ricardo, natural de Óbidos, é professor de EVT, tendo-lhe sido diagnosticada a doença em 2013. Vive, neste momento, a maior parte do tempo, em Lisboa, cidade onde maioritariamente lecionou e continuou a sua formação ao longo dos últimos anos, com passagens por Barcelona, onde pretende terminar em breve o seu doutoramento.
A iniciativa é organizada pela associação “PARTILHADÁDIVA”, criada com o intuito de apoiar pessoas com deficiência, e pretende fazê-lo através do desenvolvimento de ações de apoio direcionado e humanizado, tal como acontece atualmente com o apoio à causa “Amigos Unidos por uma Causa”.
Assim, e atualmente, a PARTILHADÁDIVA encontra-se a trabalhar exclusivamente para encontrar os apoios necessários à aquisição ou disponibilização de material e/ou equipamento de apoio ao dia-a-dia para a doença do Ricardo Reis.
Programa para domingo, dia 5:
Caminhada Solidária
Mega Aula de Zumba (3 professores em simultâneo)
- Sandra Martins
- João Santos
- Patrícia Mendes
Almoço convívio (Porco no espeto e especialidades locais e regionais)
Música ao vivo com:
- Declínios
- A Cauda de Tesoura
- Paulo Seixas
- PumpsInsane
- Fernando Santos (Pianista)
- João Ferreira (Vocalista da banda Ferro & Fogo)
- Tiago Santos (Violino)
Feira de Artes (Cerâmica artística, Escultura e Pintura)
- Carlos Oliveira (Escultura)
- Teresa Torres
- Emília Lopes
- Luísa Vidal
- Júlio Silva (Papel de livro)
- Vítor Reis (Escultura)
- José Antunes (Escultura)
- *Entre Outros
Desta exposição e feira de artes resultará igualmente um leilão de algumas das obras de autor expostas e oferecidas com vista a angariação de fundos para a causa.
Nota de Ricardo Reis:
“Ao longo de quase um ano que levo com esta doença já experimentei, como imaginam, diversos estados de alma: já me senti uma mulher grávida, daquelas a quem satisfazem todos os desejos; já me senti o Fidel Castro, quando me vestem um fato de treino e me levam à rua de cadeira de rodas; já me senti feliz e triste, mas nunca revoltado. Já tive esperança e desalento; Já fui de otimista a pessimista, mas nunca perguntei “porque eu?” – nunca me fez sentido a pergunta. Mas todos estes sentimentos são mais ou menos comuns no decurso de uma vida… A novidade de tudo isto, para mim, é a surpresa de atitudes tão nobres de muitos amigos de longa data. Não me apetece pensar que isto é culpa d’ELA pois sei que estaríamos igualmente juntos se eu estivesse de boa saúde. Para mim a vossa presença, tal como a da minha namorada, da minha irmã e do resto da minha família, tem sido muito importante. Sem vós já teria sucumbido. Tudo isto tem sido transformador para mim: afinal quem sou e o que faço aqui? Talvez vocês estejam todos errados e eu não mereça nada disto, ou talvez, simplesmente, eu tenha tido a sorte de me cruzar com pessoas tão fantásticas como vós e com as quais consegui construir esta amizade.
Obrigado a todos. Obrigado por tudo!
Ricardo Reis”
As pré-inscrições para a caminhada, aula de zumba e almoço devem ser feitas até dia 3 de outubro, através dos números de telemóveis 910 696 039/964 802 393. O custo por pessoa é de 8 euros (almoço completo), 10 euros (zumba + almoço ou caminhada + almoço) e de 3 euros (só caminhada ou só aula zumba). Inclui: pulseira e entrada nos eventos musical e artístico.
Apoio do Município de Óbidos.