Arrisca C – Concurso premeia Ideias e Panos de Negócio

Concurso de Ideias e Planos de negócio,

1036

O lançamento da 7ª edição do Arrisca C, Concurso de Ideias e Planos de negócio, onde o Parque Tecnológico de Óbidos participa enquanto jurado, vai decorrer no próximo dia 10 de outubro, a partir das 15h00, no espaço Lounge da Casa das Caldeiras, perto da Associação Académica de Coimbra.

O Arrisca C é um concurso que visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas ou apoiar o desenvolvimento de novos produtos /serviços de empresas. Podem concorrer pessoas singulares ou coletivas que tenham por objetivo explorar uma ideia ou plano de negócio. As candidaturas podem ser individuais ou apresentadas por equipas até 5 elementos promotores do conceito apresentado a concurso, em que pelo menos um dos promotores seja estudante ou recém-diplomado há menos de cinco anos de qualquer Instituição de Ensino Superior do país.

Existem duas categorias a concurso: tipologia A, refere-se ao concurso de Ideias de Negócio, ou seja, ideias ainda em fase de conceção, sem planos de negócio desenvolvidos; a tipologia B, está relacionada com a entrega de projetos inovadores com planos de negócio, preparados para a constituição de uma empresa que explore comercialmente o produto ou o serviço.

O Concurso conta ainda com uma categoria adicional, que envolve a participação de alunos do Ensino Secundário, que poderão apresentar também ideias de negócio. Poderão participar individualmente ou em equipas até 5 elementos, alunos do Ensino Secundário e Técnico-Profissional (nível IV CE).

Os critérios de avaliação das propostas apresentadas passarão pela viabilidade, criatividade, inovação e perfil dos promotores envolvidos, no caso das ideias de negócio; na tipologia dos planos de negócio os critérios assentam na viabilidade económica e financeira do projeto, a contribuição para a inovação tecnológica, a contribuição para a competitividade internacional do país, a contribuição para o desenvolvimento local e regional e a responsabilidade social e ambiental dos produtos ou serviços desenvolvidos.

A Universidade de Coimbra, enquanto Coordenador do Programa Estratégico Inov C e Presidente do Conselho Arrisca C, presidirá ao júri do concurso, onde o Parque Tecnológico de Óbidos, dando continuidade à sua missão de promover o empreendedorismo e apoiar o desenvolvimento de ideias de negócio, participa enquanto jurado na categoria A. O Parque pretende estabelecer-se como uma plataforma de ajuda entre as ideias, a materialização do negócio e a sua integração no mercado, estando disponível como centro de informação para as empresas, especialmente da região, que estejam interessadas em participar neste concurso.
As ideias e os planos de negócio a submeter a concurso, deverão ser enviadas até 12 de dezembro de 2014, data em que termina o prazo para receção de candidaturas.

Mais informações em: http://www.uc.pt/gats/eventos_e_iniciativas/a_decorrer/arrisca_c_14