Terá o ensino da Matemática, em Portugal, começado em Óbidos?

15 de outubro

674

Terá sido em Óbidos lecionada uma das primeiras cadeiras de Matemática? A hipótese foi avançada ontem, 15 de outubro, pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Óbidos, no 7.º Encontro Luso-Brasileiro da História da Matemática.

“Estamos em Óbidos com este Encontro da História da Matemática e em Óbidos teria havido, segundo algumas referências, a primeira cadeira de matemática no País”, adiantou Celeste Afonso para a plateia. Esta é, no entanto, apenas uma hipótese, “uma vez que a investigação ainda está a decorrer”. Contudo, a autarca afirma que há referência, nas “Memórias Históricas de Óbidos”, no reinado de D. João III, “que em 1527 foi criada uma aula de Matemática em Óbidos”. Para se ter a certeza é necessário continuar com a investigação que o Município já está a realizar.

Celeste Afonso falava na sessão de abertura do 7.º Encontro Luso-Brasileiro da História da Matemática, que decorre, em Óbidos, até 19 de outubro e que junta quase duas centenas de participantes.

Luís Saraiva, da Universidade Nova de Lisboa, citado no sítio oficial do evento, na internet, recorda que, “conscientes de importantíssimas lacunas no que dizia respeito à divulgação e investigação em História da Matemática no nosso País, e muito em especial no que dizia respeito à Matemática Portuguesa, membros das Universidades de Lisboa, Coimbra, Porto e Minho decidiram criar uma estrutura adaptada às circunstâncias que promovesse a elaboração de uma rede nacional de contactos entre os interessados e investigadores em História da Matemática, e simultaneamente promovesse a colaboração e intervenção em temas nessa área”.

Informações e programa em http://encontrohistoriamatematicaobidos.com/

Press Release (pdf)